
Saiba como fidelizar e reter clientes
Você sabia que reter clientes é mais vantajoso que conquistar novos? Por isso, programas de fidelização, atendimento de pós-venda e serviços adicionais são algumas das estratégias possíveis para fidelizar e reter clientes para sua empresa. Confira abaixo, algumas dicas e informações apresentadas no Relatório de Inteligência do SIS Sebrae.
Vantagens em ter clientes fiéis
- Reter clientes pode ser até 5 vezes mais barato que conquistar novos.
- São responsáveis por até 65% das vendas de uma empresa.
- Indicam outros consumidores, o que contribui para atrair novos clientes.
- Divulgam a empresa de forma positiva, contribuindo para sua imagem.
- Dispostos a pagar mais pelos produtos e serviços da empresa que confiam.
- Tendem a comprar em maior quantidade, elevando o gasto médio.
Perda e comportamento de clientes
É importante que o empresário conheça os aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, para que cuidados sejam tomados no atendimento e no relacionamento com esse público.
Empresas e a fidelização
- 70% das empresas brasileiras não possuem cadastro dos seus clientes.
- 85% das empresas nunca fizeram pós-venda.
- 94% nunca utilizaram tecnologias digitais para monitorar seus clientes.
Frustrações e perda de clientes
Com base nessas informações, verificam-se os cuidados a serem tomados no momento do atendimento e possíveis melhorias a serem feitas. Desta forma, a atenção a esses aspectos contribui para a satisfação do cliente, o que impacta na sua fidelização.
Entre os aspectos que frustram os clientes, destacam-se:
- Vendedores despreparados e desatentos.
- Promessas não cumpridas.
- Ausência de pós-venda e outros.
A perda de clientes está, em sua maioria, relacionada a:
- 14% insatisfação com a solução fornecida.
- 68% atitude de indiferença com os clientes.
Dicas para fidelização e retenção
Diversas iniciativas de fidelização e retenção de clientes podem ser implantadas em MPE de varejo calçadista. Para isso, é fundamental considerar alguns pontos de atenção:
- Perfil do cliente: saiba quem é seu cliente, onde ele está e suas necessidades.
- Atendimento: tenha uma equipe treinada para realizar um bom atendimento.
- Pós-venda: ofereça assistência ao cliente após a venda.
- Tratamento VIP
- Monitoramento
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