Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
blog sebrae sc segmentos promissores para pequenos negocios em 2020 scaled - Segmentos mais promissores para pequenos negócios em 2020

Segmentos mais promissores para pequenos negócios em 2020

PUBLICADO EM 28 de Fevereiro de 2020

Quem sonha em empreender, deve estar sempre atento às oportunidades que aparecem. Afinal, quando menos se espera, surge o momento certo para implementar aquela ideia guardada há tanto tempo. Falando nisso, será que a sua ideia está entre os pequenos negócios que têm tudo para dar certo neste ano?

Buscando ajudar quem já empreende e quem deseja ter a própria empresa, nós, do Sebrae, realizamos um estudo que identifica quais são os segmentos mais promissores para pequenos negócios em 2020. E aqui vai um spoiler: as micro e pequenas empresas que prestam serviços têm grandes chances de prosperar. 

blog_sebrae_sc_segmentos_promissores_para_pequenos_negocios_em_2020

O estudo Negócios Promissores em 2020, realizado pelo Sebrae, a partir do cruzamento e análise de um conjunto de dados do Banco Central, do Ministério da Economia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), apontou que há uma grande oportunidade para os pequenos negócios voltados para serviços pessoais, serviços para empresas, serviços para a área de saúde, educação e transporte. 

A expectativa de crescimento de 2,5% da economia brasileira em 2020, somada à projeção de uma safra recorde no setor agrícola, deve favorecer diretamente às micro e pequenas empresas (MPE) do país, que estão voltadas majoritariamente ao mercado interno.

Os segmentos mais promissores para pequenos negócios

A expectativa em 2019 era de que houvesse uma recuperação mais forte da economia, fator que acabou não se confirmando. Dessa forma, os pequenos negócios com um perfil mais voltado à manutenção e reparação de bens prevaleceram.

Nos segmentos que atendem às necessidades básicas da população, continuam em alta as empresas que atuam no comércio de alimentos e de alimentação fora do lar (restaurantes e marmitas). 

Já na construção civil, as MPE de edificações, manutenção, comércio de material de construção e serviços especializados têm boas perspectivas de crescimento. 

Por fim, no segmento do agronegócio, o estudo aponta a possibilidade de um bom ano para os pequenos produtores rurais que atuam no comércio de cidades próximas às áreas de intensa produção agropecuária e no setor de máquinas e equipamentos.

Fiquei com vontade de abrir um pequeno negócio. Mas ainda não tenho uma ideia 100% elaborada. O que eu faço?

Então quer dizer que você se empolgou e viu que está na hora de empreender?
Para ajudá-lo, com base em nosso estudo, Negócios Promissores em 2020, listamos 8 ideias de negócios que tem os seguintes critérios: criação de empresas, crescimento de demanda, geração de empregos e sobrevivência. Confira:

1 – Bares, lanchonetes e restaurantes

Quando você precisa descobrir algo, geralmente recorre ao Google, certo?
E se dissermos que bares ou restaurantes teve o maior crescimento percentual de buscas no último ano? São 65%. Com a popularização dos aplicativos de entrega, como IFood e Uber Eats, o consumo de refeições feitas fora de casa, constitui uma ótima oportunidade para lanchonetes, bares e restaurantes em 2020. 

2 – Serviços de entrega rápida

Se os bares e restaurantes estão em alta, consequentemente, os serviços de entrega rápida também estão. A prova é o sucesso de empresas como Rappi, IFood e Uber Eats. Dados do Sebrae apontam que de 2018 para 2019 esse tipo de serviço cresceu 51% no Brasil. Vale a aposta para este ano.

3 – Minimercados

Outra oportunidade para 2020, voltada à alimentação, são os minimercados.
O varejo de alimento e bebidas representa um setor com alto crescimento de estabelecimentos e geração de empregos, tanto em pequenas empresas, quanto em grandes varejistas. 

4 – Serviços voltados ao mercado de beleza

O estudo Negócios Promissores em 2020 apontou os serviços pessoais voltados para o mercado de beleza, como a primeira atividade promissora exercida por MEI – Micro Empreendedor Individual. Ou seja, quem deseja abrir um salão de beleza, uma estética ou uma esmalteria, por exemplo, tem grandes chances de prosperar. 

5 – Pet shop

Gosta de pets? Está aí uma grande oportunidade: serviços e comércio de produtos para animais está entre as 15 atividades com maior crescimento em 2020, segundo nosso estudo. Agora chegou a hora de tirar a ideia do papel e criar aquela marca de roupinhas para cães e gatos, ter uma loja de rações ou abrir a própria pet shop. 

6 – E-commerce ou lojas virtuais 

Segundo pesquisas do setor de e-commerce, negócios digitais têm um crescimento acima da média e, o estudo do Sebrae sobre os Negócios Promissores em 2020 aponta que sites e portais são a 5ª atividade empresarial com maior crescimento desde 2014. O que você acha de aproveitar essa oportunidade e se aventurar no mundo da web? Como você percebeu, as chances de dar certo são muitas!

7 – Serviços para empresas

Serviços de apoio administrativo (contabilidade, jurídico, organização empresarial), promoção de vendas e publicidade, organização de feiras, congressos e festas, são atividades que têm um grande crescimento desde 2014. Se você atua na área e pretende abrir o próprio negócio, vale investir nesse tipo de serviço para 2020. 

8 – Serviços automotivos e de transporte 

Serviços de transporte em geral – passageiros, táxis, transporte escolar, transporte de carga e outros – continuam sustentáveis e em expansão, principalmente com a popularização dos aplicativos como Rappi e Uber. Dessa forma, os serviços automotivos também aumentam: lava jatos e oficinas mecânicas representam, em 2020, negócios com alta qualidade de abertura e sobrevivência. 

Nós listamos 8 de muitos pequenos negócios promissores para 2020. Há muitos outros com grande potencial. Confira a lista apontada pelo estudo do Sebrae:

  • Serviços pessoais, voltados ao cuidado pessoal e bem-estar, como cabeleireiro, manicure, estética e beleza; 
  • Serviços prestados para empresas, na área de administração, vendas, serviços jurídicos e organização de feiras; 
  • Serviços de saúde, educação e transporte, como cuidadores, clínicas, treinamentos, ensino superior, transporte de cargas e passageiros;
  • Serviços de informática e comunicação – internet, desenvolvimento de programas, reparação de equipamentos de comunicação;
  • Bens e serviços voltados para a alimentação, como comércio de alimentos, pratos prontos, restaurantes;
  • Serviços voltados para a área da construção – manutenção e reparação de moradias, edificações, materiais de construção e serviços especializados;
  • Pequenos comércios do interior, próximos às grandes áreas produtivas da agropecuária;
  • Produtores rurais (milho, soja e algodão, por exemplo) 

Agora que você já sabe quais são os pequenos negócios mais promissores em 2020, está na hora de tirar a sua ideia do papel e empreender, certo? Como você já sabe, nós, do Sebrae, estamos sempre aqui para ajudá-lo e incentivá-lo nessa jornada empreendedora. Para saber mais dados do estudo, é só clicar aqui e fazer o download. 😉


Sucesso! 

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!