Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Artigo
21 ago. 2019

12 dicas para trabalhar em casa e ser produtivo

Trabalhar em casa é uma realidade para 32,7% dos brasileiros, de acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho. O modelo de jornada, porém, não ocorre de forma integral. De acordo com esse mesmo estudo, 62,8% dos profissionais fazem home office de 1 a 2 vezes por semana.

À primeira vista, trabalhar em casa parece ser o melhor dos mundos. Você não precisa encarar o trânsito, está no conforto do lar, não sofre com interrupções dos colegas e ganha mais produtividade. Por outro lado, não é todo mundo que se adapta a esse modelo e o ambiente corporativo pode fazer falta no dia a dia. 

Algumas dicas podem te ajudar a tornar essa jornada mais organizada e produtiva. Vamos apresentar, nesse post, 12 dicas para trabalhar em casa com qualidade! Acompanhe a leitura. 

As vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

As soluções tecnológicas - como armazenamento de arquivos na nuvem, acesso fácil a internet banda larga e a computadores pessoais portáteis - permitiram às empresas mudar seus modelos de trabalho, aplicando regimes mais dinâmicos. As leis também se flexibilizaram e hoje já é possível trabalhar remotamente com amparo da legislação. 

Uma pesquisa realizada pelo grupo global I WG (provedor de espaços de trabalho), com 18 mil profissionais de 96 países, revela alguns dados sobre o modelo:

  • 86% dos empregadores brasileiros acham que a flexibilidade ajuda na retenção de talentos;
  • 67% dos empregadores brasileiros acreditam que a flexibilidade auxilia no recrutamento
  • 77% dos profissionais brasileiros acham que trabalhar em casa proporciona mais qualidade de vida.

Ao trabalhar em casa, muitos profissionais não precisam acordar tão cedo para se arrumar, pegar trânsito ou transportes lotados para chegar à empresa. Às vezes, são necessárias horas de deslocamento, com desconforto e estresse. São situações que acabam desgastando o colaborador logo no primeiro horário da manhã. 

O trabalho remoto permite que o profissional utilize esse tempo extra como achar melhor, seja para fazer uma atividade física ou até dormir um pouco mais. No final do dia, o colaborador já estará em casa, podendo aproveitar a companhia de sua família, estudar ou se dedicar às atividades de seu interesse.

Pontos de atenção ao trabalhar em casa

O que parece ser o cenário perfeito, porém, pode ser um problema. Nem todas as pessoas têm disciplina para trabalhar em casa. A mudança de ambiente também pode afetar a relação que o profissional tem com a sua atividade. 

Estar em um ambiente formal e com outros colaboradores em um dia e, no outro, ficar no conforto de casa pode fazer com que o cérebro demore a entender que o corpo precisa trabalhar. Com isso, a produtividade pode ser prejudicada. 

A convivência com os colegas e a quase inevitável confusão entre tarefas domésticas e profissionais também prejudicam o trabalho. 

Além disso, profissionais que trabalham de forma autônoma, como é o caso de alguns Microempreendedores Individuais, por exemplo, precisam ter ainda mais disciplina. Afinal, não há uma liderança para cobrar se as tarefas estão sendo realizadas. 

O fato de ser dono do próprio negócio também dá a impressão de que o trabalho pode ser feito a qualquer momento do dia. Se outras pessoas dependem de suas atividades, então os horários e prazos da equipe têm de ser respeitados. 

Apesar dessas questões, é possível trabalhar em casa e realizar entregas de qualidade. Com algumas adaptações, você consegue se adaptar a esse modo de trabalho e obter sucesso. Para ajudá-lo nisso, reunimos 12 dicas para conseguir se adaptar a essa rotina. Veja, a seguir!

12 dicas para trabalhar em casa com organização, disciplina e produtividade

  1. Tenha um local próprio para o trabalho e o mantenha sempre limpo e organizado;
  2. Limite suas horas de trabalho. Cumpra a mesma jornada que faria se estivesse na empresa;
  3. Marque reuniões com os clientes em cafés, coworkings ou restaurantes. Evite levá-los para sua casa, principalmente se não tiver um ambiente adequado para recebê-los;
  4. Compartilhe sua agenda com seus colegas e familiares. Marque os períodos em que estará ocupado, em que estará descansando e assim por diante. Isso evitará interrupções desnecessárias;
  5. Não deixe que seu escritório, equipamentos e ferramentas de trabalho sejam usados por outros membros da família. Evite usá-los para resolver questões pessoais;
  6. Sempre que precisar falar com um cliente, colega de trabalho ou fazer reuniões por vídeo, procure um local silencioso;
  7. Estabeleça regras com amigos e a família para evitar interrupções;
  8. Invista numa cadeira ergonômica e evite usar cadeiras da mesa de jantar;
  9. Comece o dia se preparando para o trabalho. Dessa forma, seu corpo tem um tempo para entender e virar a chave;
  10. Busque interagir com seus colegas por aplicativos de chat e sempre que sentir falta do ambiente corporativo, ou de ver outras pessoas, passe algumas horas em um coworking;
  11. Estimule a sua criatividade fazendo cursos, participando de feiras, eventos, workshops, grupos de debate etc;
  12. Faça pequenas pausas e as preencha com coisas úteis, como ir ao mercado, colocar a roupa para lavar, fazer um exercício etc.

E você, o que faz para aproveitar melhor seu home office? Compartilhe suas dicas com nossos leitores!


Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!