Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
shutterstock 131983430 - Universidade: um ambiente de fomento ao empreendedorismo

Universidade: um ambiente de fomento ao empreendedorismo

PUBLICADO EM 14 de Março de 2016

A universidade se configura como um espaço de conhecimento, aprendizagem e experimentações. Nela, é possível observar quais as principais aptidões dentro do contexto da profissão escolhida, assim como perceber se você possui perfil para empreender.
Uma oportunidade para desenvolver projetos e iniciativas que visam o empreendedorismo é atuar em empresas juniores de universidades. Nelas, é possível desempenhar atribuições de uma empresa real, além de desenvolver as aptidões das áreas de formação.
Muitos empreendedores de sucesso tiveram em uma empresa júnior a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento de um negócio. Além disso, as empresas podem ter nos egressos dessas iniciativas profissionais com vivência real de mercado, e que desenvolveram sua expertise junto ao processo de aprendizagem.
Neste ambiente é possível desenvolver consultorias, projetos, protótipos e estratégias, além de aperfeiçoar e identificar características fundamentais nos empreendedores, como perfil de liderança e gerenciamento.
shutterstock 131983430 300x199 - Universidade: um ambiente de fomento ao empreendedorismo
A possibilidade de troca com professores e colegas agrega valor nesta experiência, que pode abrir portas para iniciar a carreira escolhida. Muitas das consultorias e serviços prestados pelas empresas juniores são destinadas a empresas de pequeno porte.
No ano passado, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação das empresas juniores – o que possibilita autonomia às universidades para que sejam definidos as normas internas e o reconhecimento da empresa.
A universidade pode ser o início de uma trajetória empreendedora de sucesso, e você pode contar com a ajuda do Sebrae/SC para traça-la. O Programa Negócio Certo Universitário (NCU) é uma iniciativa que auxilia no fomento da cultura empreendedora no ambiente acadêmico, oferecendo aos universitários a ampliação do conhecimento na área. Informações relativas ao plano de negócio, gestão de empresas e relacionamento com o mercado são algumas das abordagens do Programa. Quer saber mais sobre ele? Acesse nosso site e veja como participar!

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!