Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar

Você tem dúvidas sobre o quê?

PUBLICADO EM 2 de dezembro de 2015

O post de hoje traz algumas dúvidas respondidas pelos especialistas do Sebrae. As dúvidas de outros empresários podem ser as suas também, então aproveite as informações abaixo para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio.

Se o que você procura não está aqui, a gente pode ajudar com uma consultoria online e gratuita. Basta clicar aqui e marcar o seu horário.

 duvidas_consultoria

1 – O que fazer para economizar na operação do meu negócio?

Fique atento às oportunidades para economizar. Muitos empresários ficam acomodados com determinada situação mantendo, por exemplo, sempre o mesmo fornecedor. É bom ficar atento às ofertas disponíveis no mercado para ter a possibilidade de mudar.

No caso do fornecedor atual, você poderá estimulá-lo a se desenvolver e modernizar, porque muitas vezes eles têm vínculo de confiança. Mas é importante ter essa conexão, essa atitude de estar sempre atento às possibilidades de gerar mais economia ou de ter acesso a um serviço ou produto melhor.

Dica: fique de olho no controle de gastos e eficiência nas compras. Os empresários ficam muito preocupados em aumentar suas vendas e conquistar novos mercado. Por outro lado, eles podem aumentar sua margem se trabalharem melhor os aspectos de gastos. Isso significa gestão. Esse é o ciclo completo de gestão.

2 – Qual a relação entre qualidade e produtividade?

A relação é total! A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações. Porém, se a empresa tiver qualidade e não for produtiva, não será competitiva.

3 – Como melhorar a qualidade dos produtos/serviços?

É importante sempre lembrar que o importante é a qualidade PERCEBIDA pelo que chamamos de partes interessadas. Por exemplo, Qualidade Percebida pelos clientes. Identificando o que as partes entendem como qualidade, podemos aprimorar os nossos produtos e serviços de acordo com a expectativa criada.

4 – Qual a documentação necessária para obtenção de um financiamento?

Você deve observar a relação fornecida pelo agente financeiro ao qual você solicitará o crédito. Normalmente, é exigida toda a documentação legal. Caso você tenha um contador, ele poderá orientá-lo sobre esta documentação.

Toda instituição financeira, visando a correr menor risco, solicita aos empresários alguns documentos e garantias para concessão do financiamento, que são:

• RG e CPF dos sócios (originais para conferência);
• Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dos sócios (cópia do último ano base); • CNPJ atualizado;
• Alvará de Funcionamento;
• Contrato Social atualizado;
• Balanço Patrimonial para as empresas ativas, ou ao menos informações sobre a relação de faturamento mensal, ou fluxo de caixa (últimos doze meses), estoques, contas a receber e a pagar;
• Plano de Negócio da empresa (recomendado).”

5 – Qual o prazo ideal para o retorno do investimento?

O quanto antes melhor! Porém, na verdade, não existe um prazo de retorno ideal para um empreendimento. Existe, sim, um limite de aporte de capital por parte do empreendedor, que dependerá exclusivamente das suas possibilidades financeiras; ou de um investidor, que poderá ser um sócio; ou outra pessoa ou instituição que acredita no potencial da futura empresa.

Enquanto a empresa não conseguir obter um saldo suficiente para cobrir as despesas, ou se este valor for muito pequeno, o empreendedor terá que realizar constantes subsídios financeiros. Isso poderá esgotar as suas reservas financeiras ao longo do tempo, afetando não somente o negócio, como também a sua vida pessoal. Portanto, mantenha total controle sobre o fluxo de caixa, pois este instrumento poderá avisar, com a antecedência necessária, as oscilações financeiras.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!