Marketing e vendas: como a cultura orientada por dados pode transformar as estratégias da sua empresa
Como a cultura orientada por dados pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa? Descubra no blog!
Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados nos últimos anos? Segundo a Forbes Brasil, o volume de dados criado desde 2013 é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Diante desse cenário, as empresas precisam se adaptar, caso contrário fatalmente perderão mercado no futuro – que pode ser próximo. Por isso, a cultura orientada por dados é fundamental.
A data-driven culture, que em português pode ser adaptada para “cultura orientada por dados”, é cada vez mais difundida, graças ao sucesso de empresas como Uber, Airbnb e Netflix. Sua aplicação pode ser estratégica em diversos segmentos das empresas, pois colabora para a elaboração de planejamentos mais assertivos, e no marketing não é diferente! Embasar as ações de atração e retenção de clientes em dados afasta as pessoas dos “achismos”, tão prejudiciais para a segurança e estabilidade dos negócios.
Vamos entender ao longo desse artigo como a aplicação da análise de dados no embasamento de estratégias de marketing pode ser o diferencial competitivo que faltava para tornar sua empresa uma máquina de aquisição de clientes.
O que é cultura orientada por dados?
Decisões mais assertivas – é isso o que você busca para o seu negócio? A cultura orientada por dados permite que as empresas acertem mais em suas estratégias, uma vez que oferece informações e elementos essenciais para embasar a tomada de decisão, além de fornecer à empresa a real noção de tempo, direção e esforço que serão necessários para que determinada estratégia dê resultados.
As decisões baseadas em dados possibilitam mais chances de acerto, uma vez que as informações coletadas e armazenadas são reais e refletem comportamentos que já existem ou poderão se tornar tendência.
Marketing de dados
Ao mesmo tempo que o data-driven pode ser aplicado em qualquer segmento de negócio e em todas as áreas da empresa, é normalmente no departamento de marketing que sua aplicação é mais comum. Seu foco é coletar dados sobre o cliente, seus hábitos, desejos, necessidades, problemas, gostos e engajamento com uma determinada marca.
Cada clique, visita em seu site ou redes sociais e novos cadastros de clientes ou fornecedores fornece informações capazes de ajudar a gerar mais cadastros, leads, engajamento e vendas! Isso é possível porque a partir da análise de dados as marcas podem compreender a fundo quem, o que, onde, quando e porque direcionar seus esforços de marketing.
Saiba como aplicar na sua empresa
Para facilitar o seu entendimento sobre a cultura orientada por dados, baixe o e-book gratuito do Sebrae/SC sobre o tema. O material rico Marketing e vendas: como a cultura orientada por dados pode transformar as estratégias da sua empresa aprofunda o conceito e explica como implementá-lo em sua empresa, inclusive nos pequenos negócios.
Confira o que você encontra nesse e-book:
- o que é data-driven culture;
- a importância de utilizar dados em uma pequena empresa;
- aprofundando o conhecimento sobre dados e métricas;
- ferramentas para sua pequena empresa colher dados;
- como utilizar as ferramentas para obter bons insights.
Baixe o e-book para começar a mudar sua empresa de forma surpreendente e criar melhores estratégias baseadas na cultura orientada por dados!
Comentários
Ver mais comentários
Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!