O Selo Rumo ao ESG reconhece as empresas catarinenses que desenvolvem uma gestão estruturada e focada no âmbito da Sustentabilidade, além de comunicá-la de forma transparente.
Este Selo é entregue aos gestores dos micro e pequenos negócios comprometidos em aprimorar continuamente.
Critérios para receber o selo
-
Estar Cadastrado no programa Empresas Sustentáveis;
-
Colaborar ativamente para elaborar sua Performance Sustentável, estruturando o desempenho ESG do negócio;
-
Colaborar ativamente para elaborar a Avaliação de Impacto e Dependência dos Serviços Ecossistêmicos do seu pequeno negócio;
-
Colaborar ativamente para realizar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), de acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol;
-
Colaborar ativamente para elaborar a Matriz de Inovação e Sustentabilidade de seu negócio;
-
Autorizar a divulgação dos principais resultados de sua Performance ESG, Inventário de Emissões GEE e Avaliação de Impacto e Dependência dos Serviços Ecossistêmicos nesta landing page e em outros meios de divulgação do Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina;
-
Ter a média geral da Performance Sustentável (ESG) igual ou superior a 50% de desempenho.
Empresas participantes que conquistaram o Selo Rumo ao ESG - Ciclo 2023
Divulgar as ações em sustentabilidade de forma ética é a melhor estratégia para evitar a propagação de informações que possam caracterizar “greenwashing”, através do fortalecimento da performance em sustentabilidade, dentro de um panorama ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).
Implementar a sustentabilidade no âmbito de um negócio é um desafio contínuo e duradouro. Neste sentido, o Selo Rumo ao ESG visa reconhecer micro e pequenas empresas catarinenses que assumiram este compromisso e deram início às suas respectivas jornadas.
Interessou? Preencha o formulário
No Ciclo 2023 do programa Empresas Sustentáveis, várias Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) vêm se destacando por suas boas práticas. Acompanhe a Jornada da Sustentabilidade em negócios catarinenses que conquistaram o Selo Rumo ao ESG.
Clique nas logos e veja a jornada de cada empresa:
Veja onde estão as empresas com o Selo RUMO AO ESG
FORMAS DE UTILIZAÇÃO DO SELO
O Selo Rumo ao ESG - Participante do programa Empresas Sustentáveis - Ciclo 2023 é fornecido para as empresas que desenvolverem continuamente seus pequenos negócios, podendo o Selo ser utilizado em seus produtos, embalagens, meios de divulgação (sites, redes sociais, assinaturas de e-mail, etc.) e outras formas de comunicação, exclusivamente durante o ano correspondente ao ciclo do qual participou.
RENOVAÇÃO
O ciclo da Jornada da Sustentabilidade é anual e, portanto, o ciclo do Selo Rumo ao ESG - Participante do programa Empresas Sustentáveis terá a mesma periodicidade, estando sua renovação atrelada à:
-
Necessidade de apresentar a manutenção/evolução do desempenho ESG em relação ao ano anterior;
-
Apresentar evidências de implementação de ao menos 50% das ações determinadas em sua Matriz de Inovação em Sustentabilidade, de acordo com os prazos de execução definidos para cada uma delas;
-
Apresentar o resultado do inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa do último ano.
Para a renovação do selo de adesão ao novo ciclo, a empresa deverá passar por um processo de validação das evidências de evolução de seu desempenho ESG por meio de uma consultoria do Sebrae/SC.