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30 set. 2021

5 dicas de como tirar fotos de roupas para vender mais

Com os recentes acontecimentos e a crescente demanda de vendas pela internet, as lojas de roupas tiveram que reinventar a maneira que estavam habituadas a atender e investir mais tempo e dedicação ao marketing digital da empresa E, diferente da venda física, ao realizar pela internet, as imagens se tornam a vitrine do negócio.

Os clientes se baseiam na imagem para efetivar as compras, por isso, é importante que o consumidor tenha uma ótima experiência visual, com fotografias que passem as informações que ele procura e mostrem o profissionalismo da sua marca.

Mas, como atrair a atenção, engajar o consumidor e fazer com que conheça e goste dos seus produtos? Preparamos um artigo que ensina, em passos simples, como e por que fazer fotos de roupas para vender mais, seja por redes sociais ou e-commerce.

 Por que investir em imagens em e-commerces e redes sociais?

Na loja online a análise do produto acontece a partir do que ele vê! Ou seja, além de despertar ou não o desejo pela compra, as imagens influenciam também a percepção do cliente sobre a marca e profissionalismo do negócio. Saiba por que investir em fotos:

65% das pessoas são visuais e preferem conteúdos com pouca quantidade de texto e empresas que utilizam imagens interessantes em seus materiais de marketing, conseguem 94% mais visualizações.

→ Em sites de e-commerce, 67% dos consumidores afirmam que a qualidade da imagem é essencial na hora de comprar um produto.

→ 87,9% dos brasileiros não compram em sites caso o produto não tenha imagem.

→ Produtos com três ou mais imagens têm uma taxa de conversão 19,5% maior que produtos

com apenas uma imagem.

→ As vendas aumentam cerca de 9% quando o produto tem imagens maiores.

5 dicas de como tirar fotos de roupas para vender mais

1. Pense nos formatos

As imagens devem ser preparadas para se adaptarem a diferentes tamanhos de tela. Teste-as em diversas plataformas para checar a aparência e visualização.

2. Mostre os detalhes e diferenciais do produto

O cliente que decide comprar pela internet, se baseia muito nos detalhes que o produto tem e nos diferenciais em relação às outras mercadorias. Ao conhecer os detalhes, o consumidor ficará mais confiante e terá mais chances de optar por determinada peça de roupa.

A dica é fotografar as peças por diversos ângulos e tirar fotos próximas dos detalhes das peças, como botões, estampas, cós, golas, punhos, entre outros.

3. Crie um padrão

Manter um padrão de formato, tamanho, resolução e dimensão também é importante para chamar a atenção do cliente. Padronize sua loja virtual, criando um alinhamento das imagens e das informações.

4. Qualidade das fotos

Hoje é possível conseguir ótimas resoluções através das câmeras de celulares. É importante pensar no enquadramento, beleza, fundo, composição dos looks e na nitidez da imagem. O cliente precisa visualizar o produto e seus detalhes com facilidade.

5. Dedique-se à edição das fotos

Hoje existem diversos aplicativos gratuitos e muito práticos para realizar a edição das imagens. Trabalhar nas fotos feitas pode melhorar o resultado, corrigindo-as de problemas de enquadramento, cores, foco entre outros.

Dicas de como tirar fotos de roupas para e-commerce

 1. Enquadramento

O produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça, de preferência centralizado. Confira se a roupa está posicionada de forma a chamar atenção em todo o cenário.

2. Iluminação

Se for fotografar as roupas em modelos, é indicado que seja aproveitado a luz natural. Caso não seja possível fotografar na rua, é necessário usar equipamentos de iluminação.

3. Fuja do padrão

Busque ângulos diferentes, poses diferentes e formas de arrumar as roupas no cenário que se diferenciem. Isso também pode ajudar a chamar a atenção do cliente.

 4. Fotografe todas as cores das peças

Muitas vezes uma mesma peça de roupa está disponível em várias cores. Fotografe cada uma e use as fotos em seu site, para trazer os detalhes mais reais para escolha do cliente.

5. Evite distrações no fundo ou imagens carregadas

Em e-commerce é habitual que as imagens sejam feitas com fundo branco. Isso faz com que o cliente não perca o olhar para detalhes interessem, além de valorizar e destacar ainda mais a peça de roupa.

6. Não use informações na imagem

O que você desejar utilizar de informações, coloque na descrição do produto. Não é recomendado inserir legendas ou logo nas imagens por prejudicar o uso do produto fora do site ou a visualização da mesma pelo cliente.

Formas de fazer fotos de roupas

Saiba de que forma você pode criar fotos de roupas para sua loja:

Fotos com modelos

Fotos com pessoas reais trazem uma ideia melhor do produto ao cliente, além de trazer detalhes importantes, como caimento no corpo, por exemplo.

Fotos com manequim ou cabide

Podem ser personalizadas de acordo com a marca, entretanto, são menos pessoais e não reproduzem com exatidão o corpo humano.

Flat Lay

Técnica bastante utilizada, mais despojada e que atrai bastante o público das redes sociais, onde são fotografadas as peças em uma superfície plana e geralmente feitas de um ângulo superior com uma peça ou mais, incluindo acessórios e formando um estilo.

Confira mais dicas sobre como turbinar as fotografias dos produtos e ter sucesso nas vendas:

O Sebrae/SC, por meio do Setor de Inteligência Setorial, desenvolve diversos Estudos de Mercado. Esse tipo de material é criado por especialistas que monitoram e analisam a realidade de diversos setores do mercado diariamente.

O Relatório de Inteligência “Fotografia & e-commerce de moda: uma relação que traz sucesso”, é um destes Estudos e começa trazendo diversos motivos para dar mais atenção às fotografias dos produtos de moda.

No decorrer do relatório, você conhecerá várias dicas de como produzir fotografias de qualidade para o seu e-commerce, além de entender um pouco mais sobre como as maiores marcas de moda do mundo trazem suas imagens nas vitrines virtuais.  

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