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Aumente o poder de sua equipe de vendas

PUBLICADO EM 20 de dezembro de 2018

Dezembro chegou, e com ele veio o período mais comemorado do ano pelo varejo e pelo setor de serviços. O movimento cresce, as vendas aumentam – e o faturamento das pequenas empresas, também. A época de festas pode ser uma chance de pisar fundo com seu negócio. Mas sua equipe de vendas precisa estar preparada para aproveitar esse momento especial.

equipe de vendas

Como aumentar o poder da sua equipe de vendas? É comum os gestores acreditarem que a melhor forma de fazer isso é pressionar os vendedores – às vezes de forma exagerada, até violenta. Isso não funciona. Na verdade, pode até causar efeito contrário.

Como preparar sua equipe de vendas para o fim de ano?

Para turbinar as vendas de fim de ano, seu foco deve estar em conquistar o coração e a mente de seus vendedores, que precisam se sentir seguros para executar todo o seu potencial. Confira três aspectos que você não deve deixar de trabalhar com eles:

Seus vendedores precisam estar confiantes

Vendedores confiantes vendem mais. Lembre a sua equipe de vendas disso valorizando o trabalho de cada um. Sem vendedores, uma empresa não existe. Tire algum tempo para fazer breves imersões sobre os produtos que estão nas prateleiras. O time precisa conhecer profundamente os itens que irá vender – e acreditar neles. Se sua empresa vende camisetas descoladas, os vendedores precisam acreditar que elas são as camisetas mais descoladas de todas. Se for um serviço, têm de acreditar que é o melhor serviço do mercado.

Se estiverem cientes da diferença que fazem para a empresa e seguros quanto aos produtos ou serviços que estão oferecendo aos clientes, seus vendedores estarão aptos a negociar de maneira ainda mais eficiente.

Seus vendedores devem receber treinamento

Nos dias que antecedem o movimento mais forte do fim de ano, prepare sua equipe de vendas para trabalhar melhor. Lembre-se de que no comércio o atendimento é a alma do negócio. Um consumidor satisfeito com sua abordagem comercial estará muito mais propenso a abrir o bolso.

Como é possível que seu estabelecimento fique cheio pelo menos em alguns horários do dia, será preciso priorizar. Oriente seus vendedores a dedicar mais tempo aos clientes indecisos, e menos aos que já chegam sabendo o que querem comprar. Seu time deve estar preparado para tirar as dúvidas dos clientes, explicar sobre prazos de devolução ou troca e também sobre as condições e diferenciais de pagamento.

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Seus vendedores podem adotar procedimentos padronizados

Vender é uma arte, e algumas pessoas possuem uma espécie de “dom” natural que deve ser respeitado – pelo bem da sua empresa! Mas existem técnicas – como o script de vendas – que podem ajudar sua equipe de vendas a organizar melhor as ideias e aumentar seu poder de persuasão diante dos clientes. O script detalha uma série de procedimentos sobre como realizar cada etapa do processo de vendas – é uma espécie de protocolo de argumentos que embasam o discurso dos vendedores para atrair o cliente. Essa técnica, baseada em um roteiro, é muito popular nas vendas realizadas pelo telefone, mas serve perfeitamente bem também para vendas presenciais, inclusive no varejo.

Para montar o script de vendas da sua empresa, um bom ponto de partida é observar a abordagem adotada por seus melhores vendedores. Procure identificar como eles conduzem a conversa e de que forma atraem os clientes para os produtos. Discuta as estratégias com sua equipe e tire ideias dessa conversa. A temporada de vendas de fim de ano pode ser uma chance para ajustar procedimentos e reforçar o que está dando certo.

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