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Aumente o poder de sua equipe de vendas

PUBLICADO EM 20 de dezembro de 2018

Dezembro chegou, e com ele veio o período mais comemorado do ano pelo varejo e pelo setor de serviços. O movimento cresce, as vendas aumentam – e o faturamento das pequenas empresas, também. A época de festas pode ser uma chance de pisar fundo com seu negócio. Mas sua equipe de vendas precisa estar preparada para aproveitar esse momento especial.

Como aumentar o poder da sua equipe de vendas? É comum os gestores acreditarem que a melhor forma de fazer isso é pressionar os vendedores – às vezes de forma exagerada, até violenta. Isso não funciona. Na verdade, pode até causar efeito contrário.

Como preparar sua equipe de vendas para o fim de ano?

Para turbinar as vendas de fim de ano, seu foco deve estar em conquistar o coração e a mente de seus vendedores, que precisam se sentir seguros para executar todo o seu potencial. Confira três aspectos que você não deve deixar de trabalhar com eles:

Seus vendedores precisam estar confiantes

Vendedores confiantes vendem mais. Lembre a sua equipe de vendas disso valorizando o trabalho de cada um. Sem vendedores, uma empresa não existe. Tire algum tempo para fazer breves imersões sobre os produtos que estão nas prateleiras. O time precisa conhecer profundamente os itens que irá vender – e acreditar neles. Se sua empresa vende camisetas descoladas, os vendedores precisam acreditar que elas são as camisetas mais descoladas de todas. Se for um serviço, têm de acreditar que é o melhor serviço do mercado.

Se estiverem cientes da diferença que fazem para a empresa e seguros quanto aos produtos ou serviços que estão oferecendo aos clientes, seus vendedores estarão aptos a negociar de maneira ainda mais eficiente.

Seus vendedores devem receber treinamento

Nos dias que antecedem o movimento mais forte do fim de ano, prepare sua equipe de vendas para trabalhar melhor. Lembre-se de que no comércio o atendimento é a alma do negócio. Um consumidor satisfeito com sua abordagem comercial estará muito mais propenso a abrir o bolso.

Como é possível que seu estabelecimento fique cheio pelo menos em alguns horários do dia, será preciso priorizar. Oriente seus vendedores a dedicar mais tempo aos clientes indecisos, e menos aos que já chegam sabendo o que querem comprar. Seu time deve estar preparado para tirar as dúvidas dos clientes, explicar sobre prazos de devolução ou troca e também sobre as condições e diferenciais de pagamento.

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Seus vendedores podem adotar procedimentos padronizados

Vender é uma arte, e algumas pessoas possuem uma espécie de “dom” natural que deve ser respeitado – pelo bem da sua empresa! Mas existem técnicas – como o script de vendas – que podem ajudar sua equipe de vendas a organizar melhor as ideias e aumentar seu poder de persuasão diante dos clientes. O script detalha uma série de procedimentos sobre como realizar cada etapa do processo de vendas – é uma espécie de protocolo de argumentos que embasam o discurso dos vendedores para atrair o cliente. Essa técnica, baseada em um roteiro, é muito popular nas vendas realizadas pelo telefone, mas serve perfeitamente bem também para vendas presenciais, inclusive no varejo.

Para montar o script de vendas da sua empresa, um bom ponto de partida é observar a abordagem adotada por seus melhores vendedores. Procure identificar como eles conduzem a conversa e de que forma atraem os clientes para os produtos. Discuta as estratégias com sua equipe e tire ideias dessa conversa. A temporada de vendas de fim de ano pode ser uma chance para ajustar procedimentos e reforçar o que está dando certo.


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