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Artigo
Gestão
Finanças
01 nov. 2023

Como calcular o preço de venda de forma simples

Saber como calcular o preço de venda é quase sempre um desafio para as empresas, em especial para as que estão em fase de abertura. Afinal, uma série de fatores precisa ser levada em consideração, tanto para uma definição mais eficiente e que gere lucro, quanto para a busca por um posicionamento ideal no mercado.

Pensando nisso, preparamos este texto com dicas essenciais de como calcular o custo de um produto ou serviço, sem muitas dificuldades ou complicações, independentemente do segmento ou tamanho de seu negócio.

Quer conferir e colocá-las em prática hoje mesmo? Continue a leitura e tome nota de tudo que considerar importante.

Por que saber como calcular o custo de um produto ou serviço?

Certamente, quando perguntamos sobre a importância de realizar uma precificação correta, a primeira coisa que vem à cabeça dos empresários é garantir o lucro, o que é um objetivo esperado e planejado antes de anunciar a venda de um produto ou serviço. No entanto, saber como calcular o preço de venda é uma estratégia muito mais ampla do que, simplesmente, buscar a lucratividade. Esta é uma etapa fundamental para garantir a saúde financeira do negócio.

Portanto, é importante ficar atento com a precificação correta, já que da mesma forma que o preço baixo demais pode afetar a margem de lucro e trazer prejuízo, o preço muito alto pode ocasionar perda de vendas.

Vamos supor, por exemplo, que você empresário acabou de abrir uma loja para a venda de móveis. Após um trabalho profundo de pesquisa de mercado, análise do seu público-alvo e uma avaliação detalhada da concorrência, você percebe que seu produto é muito superior aos demais e há uma clientela potencial a ser fidelizada na região. Logo, seu preço é calculado um pouco acima da média geral do setor, porém, com reconhecimento e boa aceitação.

Neste caso, podemos perceber que a precificação do produto está muito mais atrelada ao posicionamento do negócio no mercado, do que ao próprio lucro em si. Aliás, que lucro? Como não falamos em momento algum sobre como este suposto empresário calculou o preço de venda de seus móveis, é impossível definir se há ou não qualquer vantagem competitiva em suas negociações. Apenas destacamos que ele se encaixa em um determinado patamar do mercado e consegue uma posição superior aos seus concorrentes.

Lembre-se sempre que: saber como calcular o preço de vendade um produto é um processo fundamental para a existência de qualquer empresa.

Da mesma forma, o lucro é parte crucial desse processo, mas não necessariamente está associado a preços altos, mas sim a um planejamento correto de precificação, mediante uma análise de mercado e do público-alvo.

Confira a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a precificar corretamente seus produtos e serviços! 

Dicas para calcular o preço de um produto

1. Aprenda a calcular o custo do produto

De uma forma bem resumida, saber como calcular o preço de venda é entender o que o seu cliente pode pagar, quanto os seus concorrentes estão cobrando e, por fim, o que retorna para a sua empresa. Ou seja, o primeiro passo é saber como calcular o custo de um produto, para depois avaliar um preço capaz de cobrir todos os gastos, estar de acordo com a realidade do mercado e, finalmente, gerar lucro para a venda. Isso também vale para a precificação de um serviço.

Mas, antes de saber como calcular o custo de um produto, vale ressaltar que cada tipo de negócio tem suas próprias características e necessidades. Por exemplo, uma fábrica terá gastos diferentes, como insumos e processos de produção, do que uma loja virtual de revenda.

Sendo assim, é preciso conhecer o conceito de custo para entender a importância dele dentro da precificação. 


Saiba as diferenças entre custo, despesa e perda:

    Cabe ao gestor saber identificar os principais gastos da empresa e incluí-los nesta conta. Outro ponto importante para calcular custo de um produto, é saber e conseguir separar o que é custo, despesa e perda:

    • Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes;
    • Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto;
    • Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.

    Com a separação do que cada coisa representa dentro de um conjunto de gastos, fica mais fácil calcular o custo de um determinado produto ou serviço. Dentro de uma lógica ideal, deve-se buscar um equilíbrio entre estes três pontos.

    Ou seja, a produção ou a aquisição do produto deve ser a mais baixa possível, as despesas controladas e, por fim, as perdas evitadas.

    Sem dúvidas, este seria um cenário perfeito, porém, nem sempre possível. O mais importante é conhecer esses conceitos e estudá-los separadamente, pois desta forma será possível buscar alternativas, métodos e estratégias para, pelo menos, minimizar os impactos no cálculo de custo de um produto. 


    Quais são os tipos de custos?

      Os custos costumam ser subdivididos em diferentes tipos, o que também é fundamental para se chegar ao valor do custo total. São eles: 

      Custos fixos: São valores fixados e que não variam de acordo com o volume de produção ou aquisição. Ou seja, obtendo lucro ou prejuízo, estes gastos precisam ser mantidos. Por exemplo, o aluguel da sala comercial. 

      - Custos variáveis: são valores que variam, conforme o volume de produção, aquisição, volume de vendas e fatores como ações promocionais e sazonalidade. Por exemplo: o aumento de comissões de venda em uma determinada data especial, consumo de matéria-prima, insumos utilizados na produção, embalagens

        Os custos fixos se subdividem em diretos e indiretos:
        - Custos diretos: são aqueles que estão diretamente ligados à produção ou aquisição do produto, sem necessitar de algum tipo de rateio para ser atribuído ao valor. Por exemplo, sua empresa compra um produto acabado para revendê-lo ou custo da matéria-prima, mão de obra, insumos, depreciações de máquinas. Esses custos são os mais fáceis de identificar; 

        - Custos indiretos: são gastos que necessitam rateios e divisões para serem atribuídos ao custo final. Por exemplo, o valor gasto de um abastecimento do carro para buscar itens no fornecedor, manutenção, limpeza, almoxarifado, logística, energia elétrica, alimentação e todos os demais gastos de fabricação que não incidem diretamente sobre o produto em si.

          Já as despesas, são classificadas como fixas e variáveis:
          - Variáveis: são relacionadas à comercialização dos produtos ou serviços, como por exemplo, frete sobre produtos, taxas e cartões de crédito 

          - Fixas: não variam conforme a venda e não estão ligadas diretamente ao produto. Exemplos: publicidade, telefone, água, energia elétrica.

            A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. A operação é simples, conforme abaixo:

            CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).

            2. Saiba definir a margem de lucro

            Falamos brevemente sobre o lucro de uma negociação e explicamos como calcular o custo de um produto. Basicamente, é da soma desses dois valores (custos + lucro) que é possível calcular o preço de venda de um determinado item ou serviço.

            Por isso, é imprescindível saber definir o quanto sua empresa ganhará após uma venda, ou seja, qual será o será o seu lucro. Isso não deve ser associado simplesmente a preços altos. Saber como calcular o custo de um produto de forma correta, pode aumentar muito mais a sua margem de ganhos do que um preço elevado, por exemplo.

            Quer entender melhor na prática? Vamos supor que duas pizzarias da mesma rua dividam a clientela do mesmo bairro. A primeira oferece pizzas a R$50, enquanto a segunda anuncia por R$45. Ambas trabalham com o mesmo fornecedor, vendem sabores e tamanhos iguais, porém as margens de lucro são bem diferentes. Como pode?

            A resposta está em como calculam os seus custos. A segunda pizzaria, mesmo vendendo a um preço mais baixo, ainda pode lucrar mais que a outra mais cara. Por exemplo, ela pode ter facilidades na compra da farinha (custo direto), ter um aluguel mais barato (custo fixo) ou trabalhar com aplicativos que calculam fretes independentes (custos variáveis).

            Percebe que saber como calcular o custo de um produto interfere muito mais no lucro do que no próprio preço? Por isso a importância de sempre avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e sempre focar em uma gestão eficiente.

            3. Aprenda a calcular o preço do produto e serviço

            A partir do momento que você conseguiu definir o custo e o lucro, fica muito simples descobrir o preço de venda:

            Custos + Lucro = Preço de Venda

            Porém, existem outros métodos que podem ser utilizados para a formação de preços, tais como: Margem de Contribuição, Markup, Pesquisa de Preços, entre outros.

            Dessa forma, fica claro que saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer certos conhecimentos e, principalmente, organização e planejamento daquilo que se refere aos custos.

            O Sebrae/SC pode te ajudar com a precificação de seus produtos e serviços

            Cada negócio tem suas características e especificidades, o que torna o processo de precificação quase que exclusivo para cada caso. Por isso, é necessário buscar capacitação, conhecimento e ajuda de consultores especializados.

            Para auxiliar nesse processo tão importante, o Sebrae/SC preparou um e-book exclusivo e com dicas essenciais de como calcular o custo de um produto ou serviço, sem complicações, independentemente do segmento ou tamanho de seu negócio. Clique aqui e baixe o material gratuitamente!

            O Sebrae também é referência em consultorias especializadas para micro e pequenas empresas, conta com suporte de especialistas através do Portal do Atendimento, além de uma variedade de cursos e materiais específicos sobre o assunto. Através do curso Formação de Preço de Venda, por exemplo, você saber como calcular o preço de venda de seus produtos e serviços, de forma fácil e prática. Já com a capacitação de Gestão de Custos, você aprenderá a identificar os custos da sua empresa e a analisar o resultado das vendas do seu produto ou serviço.

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