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Design sem nome 2 - Como criar um e-commerce?

Como criar um e-commerce?

PUBLICADO EM 8 de Fevereiro de 2021

Você, enquanto proprietário de uma pequena empresa ou microempreendedor, sabe como criar um e-commerce?

O comércio virtual é fundamental para a expansão dos negócios, principalmente em tempos de pandemia.

Existem alguns pontos muito importantes para atingir o sucesso com o desenvolvimento de sua loja na internet.

Veja quais são eles no decorrer deste post e tenha todas as ferramentas necessárias para criar seu e-commerce!

Defina a melhor plataforma

O primeiro, e mais importante, passo para você que deseja saber como criar um e-commerce para o seu negócio, é definir em que plataforma ele será estruturado.

É preciso que se escolha uma capaz de atender a todas as suas necessidades, pelo menos por um determinado período.

Tenha em mente que ela será a base de seu negócio online e que deve suprir o que sua loja precisa a longo prazo, afinal, caso ela seja limitada, não te atenderá por muito tempo.

Pense no seguinte: é possível optar por alguns tipos de plataformas diferentes como gratuitas, de código aberto e as pagas.

É preciso que você defina aquela que poderá lhe atender pelo menos por um período de três anos, prazo em que lojistas costumam atualizar seus sistemas.

Cada uma delas oferece vantagens e desvantagens. Veja na lista a seguir:

  • gratuitas: não têm custo, porém são muito limitadas em termos de personalizações e até mesmo em quantidade de itens publicados;
  • código aberto: possibilita que você utilize linguagens HTML entre outras, para deixar o seu site com a cara de sua empresa;
  • pagas: exigem certa quantia para manutenção, porém são as que mais geram possibilidades de personalização e possuem certa facilidade de manuseio.

Escolha quais formas de pagamento serão aceitas

Depois de definir qual plataforma irá utilizar para criar o seu e-commerce, é preciso determinar quais formas de pagamento irá inserir para maior comodidade dos clientes.

A primeira delas é através de intermediadores, opção mais indicada para quem está iniciando no meio, uma vez que pode ser uma escolha segura contra fraudes, permitindo também que se consiga receber pelos pagamentos de forma adiantada.

No entanto, apesar de serem simples de manipular, eles cobram uma determinada taxa fixa com o acréscimo de um valor variável sobre cada venda efetivada.

Outra opção são os gateways de pagamento, os quais são mais complexos em termos de serviços e cobram apenas uma taxa fixa para manutenção.

Porém, esta opção não conta com seguro antifraude, antecipação dos pagamentos, etc., os quais devem ser contratados à parte.

Por fim, você pode optar por contratar os serviços direto com os adquirentes ou então incluir o Pix, que pode ser uma saída para diversos usuários que adotam meios de pagamentos instantâneos.

Verifique as opções de segurança da plataforma

E tão importante quanto determinar uma plataforma e meios de pagamento, é verificar se os métodos de segurança antifraude são eficientes.

Afinal de contas, ao contrário do que acontece em lojas físicas, a responsabilidade pela compra com cartões roubados é do empresário.

Portanto, a menos que contrate um intermediador, será preciso contar com os serviços prestados por empresas terceiras.

Por fim, se preocupar com a forma como os dados de seus clientes são protegidos também é algo que precisa ser levado em conta.

Então, procure aplicar os filtros de segurança exigidos para que seus futuros compradores tenham maior conforto e que você ganhe mais credibilidade.

Invista em marketing digital

Tão importante quanto criar a sua plataforma, determinar os meios de pagamento e definir opções antifraude e de segurança, é preciso atrair visitantes.

E nos dias de hoje, a melhor maneira de conseguir isso é empregando esforços no marketing digital.

Você pode apostar em dois tipos diferentes de estratégias, conforme descrito a seguir:

  • tráfego orgânico: uma forma gratuita de produzir conteúdo, trabalhar técnicas de SEO para ficar bem posicionado nos resultados dos motores de busca;
  • anúncios pagos: você investe em planos oferecidos pelas mídias sociais, como Facebook ADS e Google ADS, para que seus anúncios apareçam no topo dos resultados ou que sejam exibidos nos feeds.

Portanto, a chave aqui é produzir conteúdos de qualidade, capazes de agregar valor à vida dos clientes e entregar a eles o que estão buscando.

Outra forma de investir em conteúdo é criar listas de email marketing, onde você pode divulgar ofertas e produtos para uma grande quantidade de pessoas.

Invista em um bom atendimento

Por fim, investir em atendimento de qualidade é fundamental para que os seus clientes tenham informações satisfatórias sobre o que estão procurando.

Além disso, fornecer respostas concretas e com agilidade também é algo que pode fazer com que seu negócio se torne referência.

Então, procure investir em diversos mecanismos, como mensagens diretas no WhatsApp, televendas, seção Fale Conosco, etc.

E aproveite para estabelecer um bom sistema de pré e pós-venda, assim como um serviço de entregas compatível com a sua demanda.

Os meios oferecidos hoje em dia são Correios, ideal para quem possui uma quantidade pequena de remessas ou transportadora, recomendada para quem conta com um alto volume de vendas.

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Imagem: Canva

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