Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
shutterstock 403797997 e1498067773557 - 5 passos para aproveitar os cursos online e colocar em prática o aprendizado

5 passos para aproveitar os cursos online e colocar em prática o aprendizado

PUBLICADO EM 21 de junho de 2017

Já falamos aqui no blog do Sebrae sobre a importância dos cursos para empreendedores em formação, assim como também já listamos diversos cursos online para a qualificação profissional, como as aulas sobre marketing para microempresas e o  gerenciamento e controle de finanças para empreendedores. Todas estas capacitações possuem materiais excelentes, com orientações de especialistas e informações que podem dar uma guinada na forma de administrar um empreendimento, gerando melhores resultados e o aumento das vendas, por exemplo.

No entanto, mesmo com tantas informações disponíveis gratuitamente na internet, e com o acesso facilitado aos cursos online, muitas pessoas têm dificuldade de acompanhar as aulas, finalizar o curso e colocar em prática todo o aprendizado. Assim como em um curso presencial, o estudante precisa ter disciplina e um objetivo claro pelo qual está buscando tal conhecimento. Desde o início é importante que seja definido um horário e ambiente adequado para realizar as atividades, mesmo com o acesso por dispositivos móveis.

Com o progresso das lições e tarefas específicas de cada curso online, o aluno deve buscar realizar ações simples que envolvam o conhecimento adquirido, e possam ser aplicadas no dia-a-dia. Mais do que realizar exercícios teóricos, ao ver na prática a utilidade do aprendizado, o estudante passa a ter mais entusiasmo e incentivo para concluir o curso.

cursos online

5 passos para aproveitar os cursos online e colocar em prática o aprendizado


1 – Leia a respeito do curso antes de começar

Saber informações sobre a área que você irá estudar, antes de iniciar o curso, pode ser uma maneira de despertar o interesse por questões abordadas ao longo da capacitação. Isso é importante, pois muitas pessoas abandonam o curso por este não atender suas expectativas. Procure também, avaliações e comentários de outras pessoas sobre o curso e ainda sites de referência como o Portal de Atendimento do Sebrae, que possui diversos cursos online e gratuitos, com especialistas e assistência ao usuário.

2 – Participe de grupos e fóruns online

Mesmo realizando o curso sozinho, não quer dizer que você terá de aprender tudo por si mesmo. Há diversos grupos e fóruns online, onde muitas pessoas trocam dúvidas e compartilham conhecimentos. Além de interagir com outros estudantes, ao participar destas comunidades, você terá contato com profissionais e outros especialistas. Se você não localizou nenhum grupo da sua área, que tal criar um? Proatividade é uma das características principais de quem realiza cursos online.

3 – Busque outras fontes de informação

Mesmo que o conteúdo do seu curso seja completo e você tenha todo o suporte para o aprendizado, é muito importante buscar outras fontes de informação, com leituras complementares, vídeos, podcasts e outros meios. Em nosso Portal de Atendimento além de cursos, são disponibilizados E-books gratuitamente sobre diversos assuntos. Por exemplo, ao fazer o curso Marketing Digital – oportunidade de ouro para crescer o seu negócio, você pode também pode ler o e-book O que sua empresa quer ser quando crescer? como conteúdo complementar.


4 – Defina um plano de ação

Ao longo do curso defina um plano de atividades práticas a partir do conhecimento teórico adquirido. Estabeleça ou siga o tempo limite para a finalização das aulas, com um cronograma diário do tempo de estudo e outras atividades relacionadas, mesmo nos cursos curtos, para que não haja procrastinação. Lembre-se que o maior beneficiado será você mesmo. Trabalhe também com metas e estabeleça os objetivos além do próprio conhecimento adquirido. Por exemplo, ao fazer um curso de Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes, você não irá aprender apenas sobre questões financeiras para melhor seu o negócio, mas também obterá conhecimentos que o capacitarão a gerenciar sua finanças pessoais, e consequentemente melhorar sua vida e realizar seus sonhos.  

5 – Faça outros cursos online

Mais do que um hábito, capacitar-se é uma necessidade, seja você microeemprendedor ou um gestor de um grande empreendimento. Ao finalizar um curso online e colocar em prática os conhecimentos adquiridos, dúvidas e outras questões podem e irão surgir, levando-o a buscar outras qualificações. Nestes casos, conte conosco e acesse sempre que necessário o nosso Portal de Atendimento para ampliar a sua formação e obter o sucesso do seu negócio.

loja_virtual_para_pequenas_empresas

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!