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Marketing
01 jun. 2021

Gestão de marketing: dos primeiros passos à execução

Nos dias de hoje os empreendedores têm passado por grandes desafios, graças à aceleração nas transformações em diversas áreas, recorrendo cada vez mais à gestão de marketing.

Com isso, inúmeros questionamentos passam a surgir, os quais fazem com que gerenciar um negócio de maneira efetiva se torne uma tarefa não muito simples.

No entanto, a chave do sucesso está no ato de se reinventar e definir estratégias criativas, que sejam capazes de formar uma conexão com os clientes.

Além disso, projetar uma marca de destaque a fim de sempre entregar valor aos consumidores, promovendo um crescimento a longo prazo através de diversas ações também é muito importante.

Assim, investir no marketing tem sido uma das melhores alternativas nos dias de hoje, para se conseguir bons resultados por meio da comunicação nas redes sociais, local em que a maioria do público se faz presente.

Quer saber mais sobre como desenvolver um bom planejamento de marketing para garantir lucros para seu negócio?

Então continue lendo este post até o final!

Saiba o que é o plano de marketing

O plano de marketing se trata de um documento responsável por determinar os objetivos e quaisquer outras informações capazes de nortear o trabalho de divulgação de uma empresa.

Ele pode ser projetado para o marketing de forma geral ou então para campanhas específicas, como a Black Friday.

É possível também utilizá-lo para criar estratégias de marketing de conteúdo/relacionamento, a fim de promover os produtos ou serviços oferecidos pela marca.

A ferramenta é fundamental para orientar diversas ações realizadas nessa área, de modo a garantir que todos os processos sejam cumpridos de forma correta, visando o crescimento do negócio.

Por que fazer um plano de marketing?

Depois de saber o que é o plano de marketing, é o momento de descobrir qual sua importância para a gestão de um negócio, permitindo que a empresa atinja o patamar que deseja.

Veja alguns dos principais motivos na lista a seguir:

  • possibilita que o público-alvo ideal seja definido, verificando em que local ele se encontra, em quais momentos está disponível, que perfil possui, etc., evitando a perda de tempo e recursos com investimentos que não geram resultados;
  • possibilita que o empreendedor consiga um amplo conhecimento de mercado, entregando ideias criativas que sejam capazes de proporcionar soluções inovadoras para um nicho com dificuldades e carências;
  • o plano de marketing permite que você realize uma pesquisa aprofundada sobre seus concorrentes, a fim de verificar falhas ou furos que possam ser supridos ou corrigidos por seus produtos e serviços;
  • possibilita que objetivos e prazos concretos sejam definidos de maneira estratégica. Ele permite ainda que se analise quais os melhores conteúdos a serem usados para oferecer algo de valor aos futuros clientes;
  • utilizar métricas permite que se tenha noção sobre os resultados das estratégias, se estão sendo positivas ou se necessitam de algum tipo de adaptação;

Desenvolvendo seu plano de marketing

O primeiro passo para conseguir desenvolver um plano de marketing é entender que ele é de fato muito importante para o negócio e que a falta de tempo  ou de conhecimento não devem impedir que sua empresa chegue ao sucesso.

Assim, ao contrário do que muitos acreditam, planejar garante uma otimização dos processos e rotinas, permitindo uma boa gestão e alinhamento das atividades.

Desta forma, para criar um plano de marketing estratégico com informações mais amplas e completas, basta seguir os passos descritos abaixo:

  • procure analisar qual é a situação atual de seu negócio, vendo qual é sua estrutura, quantidade de funcionários, volume de vendas, como está o faturamento, recursos disponíveis, objetivos a serem atingidos e posicionamento de mercado;
  • a segunda parte compreende verificar como está o mercado, descobrindo quais são as grandes tendências e em quais ambientes a empresa está atuando;
  • a terceira etapa visa descobrir como está sendo sua concorrência, de que modo ela está conduzido seu relacionamento com o público, como realiza suas comunicações, quais são seus resultados, etc.;
  • feito isso, chega o momento de definir seu público-alvo e persona, de modo a criar estratégias pontuais que atinjam pessoas que se enquadrem em determinadas características ou segmentações;
  • o próximo passo é determinar qual será o seu posicionamento, ou seja, de que forma seu negócio será visto por quem você deseja atingir, construindo uma imagem forte, única, relevante e diferenciada;
  • em seguida, é preciso determinar quais serão os objetivos a serem alcançados, que estratégias irá utilizar para definir seu plano de marketing e que tipo de indicador de sucesso (KPI) irá empregar para verificar as métricas;
  • a etapa seguinte prevê os equipamentos, recursos e ferramentas que você deverá utilizar para que seus processos se cumpram com eficiência, verificando a receita disponível para esse investimento;
  • em seguida, determine o cronograma para que o plano seja executado e também quem serão os responsáveis por cada estratégia, deixando claro a todos que estiverem envolvidos no negócio, qual serão suas tarefas a cumprir;
  • após conseguir todas estas informações, é o momento de sintetizá-las em um documento, fazendo as adaptações que julgar necessárias para que se adeque ao seu negócio.

Conheça nosso ebook

Depois de ter acesso a todas essas informações, é o momento de colocar em prática tudo o que obteve aqui e, caso queira se aprofundar ainda mais na gestão de marketing, não deixe de baixar gratuitamente o nosso e-book!

Nele você irá encontrar muitos outros dados que vão te ajudar a executar todo este planejamento com maestria.

Caso fique com dúvidas, entre em contato pela nossa Central de Atendimento! 

Imagem: canva.com

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