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Marketing
02 mar. 2021

Por que as empresas estão investindo em influenciadores digitais?

Em meio a uma época em que o mercado digital está em constante alta, apostar no ramo dos influenciadores digitais pode ser uma boa alternativa para conquistar um determinado público.

Mas você sabe o porquê de os micro e pequenos negócios estarem dando preferência para estes profissionais em suas estratégias de marketing?

Acompanhe este conteúdo, pois aqui você irá entender a importância dos influenciadores digitais no ramo do empreendedorismo.

Confira!

O que são os influenciadores digitais?

Você já deve ter se deparado com vídeos ou postagens em redes sociais, em que se identificou com o estilo do autor ou com a publicação feita para a plataforma.

Pois é justamente esse o trabalho de um influenciador digital: falar sobre coisas do cotidiano, moda, tecnologia e etc., de modo a captar seguidores.

E o público atingido por cada conteúdo postado acaba por se convencer das informações que obteve, fazendo com que se aumente as vendas de produtos e serviços.

Como os influenciadores atuam?

É muito comum encontrar estes profissionais no Youtube, Instagram ou até mesmo em blogs, mas seu meio de trabalho não para por aí!

Tudo começou através destas plataformas, mas hoje em dia, diversos outros canais podem ser utilizados para que eles consigam realizar suas atividades.

Você pode encontrar “influencers" também em programas de TV ou até mesmo em produções cinematográficas.

E devido ao fato de serem mestres em conquistar novos públicos, eles vêm adquirindo grande importância para as campanhas de marketing.

Empresas x influenciadores: saiba a importância da parceria

Estabelecer meios de comunicação efetivos, que sejam adequados ao público que você deseja atingir, é a chave conseguir conquistá-los e torná-los fiéis.

E principalmente em tempos de crise, adaptar esses meios para a nova realidade é fundamental.

Neste caso, estabelecer parcerias com os profissionais que influenciam um determinado público pode ser de grande importância para as micro e pequenas empresas.

Mas não basta simplesmente escolher o influencer que possua o maior número de seguidores. Você precisa também definir aquele que mais se enquadra em certas características de seu negócio.

Sua escolha deve ter como base os profissionais que estejam ou dominem a região geográfica em que seu negócio está inserido ou em que contenha o público que deseja atingir.

Além disso, as ideias que o influencer possui, devem estar alinhadas com aquelas que você procura e que vão de encontro com o que seus clientes necessitam.

Assim, algumas alternativas de firmar esse tipo de parceria, possibilitando uma melhora na interação nesse período conturbado em que vivemos, podem ser consultadas na lista a seguir:

  • escolher o profissional que possua o perfil de engajamento mais próximo ao que você espera para conquistar seu público-alvo;
  • definir qual categoria (nano, micro, power e celebrity) de influenciador você pretende contratar, sendo que, quanto menor o número de seguidores, menores serão os custos com esse investimento;
  • verificar qual a periodicidade que você deseja que as propagandas fiquem ativas, sendo que pode ser para uma oferta relâmpago em redes sociais ou por um prazo mais longo.

Agora, no que se refere à importância da contratação destes profissionais para atuar em parceria com as pequenas empresas, você confere mais detalhes nos próximos tópicos.

Alcance mais amplo

Por possuírem um número elevado de seguidores, o alcance de sua marca pode ser muito mais amplo, chegando a atingir um volume maior de pessoas.

E por se tratar de um profissional que já possui credibilidade frente ao público conquistado, as chances de fazer com que seu produto ou serviço caia no gosto da população aumentam ainda mais.

Seguidores segmentados

Em geral, ao publicar uma propaganda em site, jornal ou revista, o conteúdo será transmitido para um público muito amplo.

Porém, contando com a divulgação através dos influencers, isso não acontece, pois eles possuem seguidores segmentados.

Ou seja, um público específico, que tem ligação direta com seu produto ou serviço será atingido pela propaganda de maneira muito mais eficiente.

Assim, o profissional irá conversar de forma direta com seus consumidores em potencial, permitindo uma segmentação mais eficaz.

Melhor sistema de medição

Ter ciência do alcance de sua propaganda pelos serviços de um influenciador é muito mais simples do que em outros meios.

Você pode criar, por exemplo, um código que é incluído na propaganda produzida pelo profissional e que direciona para seu site ou loja virtual, permitindo uma medição real da aceitação de seus produtos.

Mais opções para divulgação

Quer ter amplitude no alcance de seus conteúdos? Então, a chave éapostar em divulgações feitas pelos influencers.

O que acontece é o seguinte: eles normalmente utilizam para seu trabalho, blogs, redes sociais e Youtube, de modo a garantir que visitantes de todas estas plataformas tenham acesso às postagens.

E não é só isso: os usuários podem inclusive compartilhar os posts com seus amigos ou nas linhas do tempo, de modo a fazer com que cheguem à ainda mais pessoas.

 

Assim, contar com a contribuição dos influenciadores digitais pode impulsionar ainda mais o seu negócio.

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Imagem: canva.com   

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