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Tendências de marketing para 2017: o que as microemprensas precisam ficar de olho

PUBLICADO EM 21 de Fevereiro de 2017

Marketing bem feito é aquele que consegue atrair o público-alvo de uma empresa e convertê-lo em clientes com um baixo custo. Ele não se resume a formas de divulgação do que a empresa vende, pois suas estratégias incluem políticas de preço, formas de distribuição, planejamento de produtos e prospecção de novos consumidores. As principais tendências de marketing para 2017 estão concentradas nas plataformas digitais, que estão cada vez mais integradas às rotinas de pessoas e empresas.

A boa notícia é que as estratégias de marketing digital, que devem dominar as ações neste ano, são acessíveis às micro e pequenas empresas, pois costumam ter um custo mais baixo. Se antes era necessário gastar muito dinheiro comprando anúncios em revistas, jornais e canais de televisão, sem garantia de atingir seu público-alvo, hoje os mecanismos de buscas e as redes sociais permitem falar diretamente com os seus clientes. Mais do que isso: fornecem informações relevantes sobre potenciais consumidores.

Principais tendências de marketing para 2017

Marketing de conteúdo

Quando vai fazer uma compra, você procura se informar antes de escolher, certo? O seu cliente age da mesma forma. A premissa básica do marketing de conteúdo é educar o consumidor, oferecendo informações sobre um produto ou serviço durante toda a sua jornada de compra. A maneira mais comum de fazer isso é através de um blog, que pode ser feito sem custos. Fale sobre seu mercado e mostre como a sua empresa pode ajudar o leitor a resolver um problema, que, às vezes, ele nem mesmo sabe que tem. Quanto mais informado ele estiver, maiores as chances de fechar um negócio com quem lhe educou sobre o assunto.

O marketing de conteúdo está inserido no contexto do inbound marketing. Tendência já há alguns anos, o inbound é uma forma de trazer seu cliente até você. Ele faz com que os esforços de marketing sejam direcionados às pessoas certas, que chegam ao seu canal de vendas atraídos por materiais educativos, tornam-se clientes e, com as estratégias corretas, podem se tornar até divulgadores espontâneos da sua marca no Facebook, por exemplo. Um bom trabalho de e-mail marketing, bem direcionado e segmentado, também ajuda no relacionamento com seu público-alvo, tornando-o cada vez mais fiel.

Redes sociais

Se todo mundo está no Facebook, seu cliente também está lá. As pessoas disponibilizam, de forma voluntária, um grande volume de informações sobre seus hábitos de compra e gostos pessoais nas redes sociais. Esses dados podem ser usados para a construção de perfis para o seu negócio, possibilitando uma compreensão maior sobre para quem você pode vender. Pesquisar é uma tendência de marketing há muito tempo, mas essa tarefa ficou muito mais acessível com as redes sociais.

A criação de páginas e perfis no Facebook, Instagram e Snapchat, por exemplo, também permite conversar diretamente com as pessoas interessadas na sua empresa. Como elas consomem informações diretamente das timelines, é preciso participar desse diálogo. As ferramentas permitem a divulgação da sua marca de forma orgânica, engajando os usuários e permitindo que as dúvidas sejam tiradas diretamente nos comentários. Além disso, quando fica encantado com um produto ou serviço, o cliente faz questão de divulgar uma boa experiência com seus amigos nas redes sociais.

Vídeos online

Ninguém quer que você vire, do nada, um comunicador da qualidade de um Sílvio Santos ou um ator do calibre de um Tarcísio Meira, mas o vídeo on-line é uma tendência de marketing forte para 2017 que deve ser aproveitada. Com a câmera de um smartphone e uma boa conexão de internet é possível, por exemplo, fazer uma transmissão ao vivo no Facebook. A alta taxa de engajamento desse formato pode fazer com que você alcance uma grande audiência ao mostrar alguma coisa legal sobre a sua empresa.

Se você não se sente seguro para transmitir ao vivo, também pode gravar e publicar depois, usando as mesmas ferramentas. E não precisa ser nada muito longo ou elaborado: mostrar uma novidade ou um pouco da rotina da empresa desperta o interesse das pessoas e faz com que elas ganhem confiança na marca. O vídeo também pode ser uma ótima forma de iniciar uma conversa com os consumidores em potencial, interagindo até mesmo em tempo real. Com a popularização da internet em alta velocidade, todo mundo está de olho na telinha do celular, e as imagens em movimento ainda são a melhor forma de prender a atenção.

Eventos e parcerias

Nos itens anteriores, mostramos como atrair mais gente para o seu negócio usando ferramentas virtuais. Algumas estratégias mais tradicionais, porém, continuam em alta. A realização de eventos, por exemplo, é uma oportunidade de trazer para dentro de sua empresa pessoas que normalmente não a visitariam. Além de ter um contato direto com o seu produto ou serviço, esse cliente em potencial pode sair satisfeito com o evento a ponto de divulgá-lo através de fotos em posts em redes sociais.

Outra forma legal de trabalhar sua marca é formar parcerias com outras empresas e empreendedores. Procure parceiros que tenham um público-alvo parecido com o seu e desenvolva promoções conjuntas, por exemplo. Uma boa rede de relacionamentos é essencial para micro e pequenas empresas, aumentando a visibilidade e a credibilidade dos negócios, gerando engajamento e vendas. Que tal criar um evento junto com alguém que tem a mesma visão de mercado que você?

Quer saber mais sobre como o marketing pode ajudar a sua empresa a crescer? Consulte o Portal de Atendimento do Sebrae.

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