Aprenda a elaborar um plano de negócios
Você, enquanto microempreendedor ou proprietário de uma pequena empresa, sabe a importância de um plano de negócios, e como ele deve ser elaborado?
Saiba que este é um documento imprescindível para que a ideia de uma organização seja concretizada com criatividade, de maneira inovadora e eficiente.
Porém, para que as melhores decisões sejam tomadas, é importante que se tenha conhecimento sobre tudo o que pode interferir em sua empresa.
Mas com um plano de negócios bem elaborado, feito com estudo, esforço e dedicação, é possível ter acesso a todas estas informações.
Quer saber o que é preciso para desenvolver um documento eficiente e contribuir para o crescimento de sua organização? Então continue a leitura!
Qual a importância de um plano de negócios?
Independente de estar iniciando um negócio do zero ou fazendo a ampliação em um já existente, é fundamental desenvolver um plano de negócios.
Com este importante documento em mãos, é possível que se evite uma série de erros que acontecem quando não se dedica o tempo suficiente às análises de mercado e dos processos.
E apesar de o plano de negócios não acabar de uma vez por todas com as chances de risco, elas ficam bem reduzidas e permitem que sua empresa seja pautada em ações com maior certeza.
Veja na lista a seguir alguns fatores que fazem com que o plano de negócios se torne algo imprescindível para uma empresa bem-sucedida:
- permite que se tenha ideias mais organizadas, sempre que um novo empreendimento for iniciado ou que um já existente seja reformulado;
- possibilita que a expansão de diversas empresas sejam feitas com maior segurança;
- gera boas estratégias para que o gerenciamento dos negócios aconteçam;
- melhora o sistema de comunicação entre os envolvidos na empresa, os quais podem ser gestores, funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, etc.;
- possibilita que novos recursos sejam captados, independente de qual seja sua fonte.
Passo a passo para criar um plano de negócios eficiente
Bem, depois de conhecer todas estas informações sobre o plano de negócios, é importante saber que ele tem como intuito descrever quais são os objetivos a serem alcançados.
Além disso, ele procura mostrar ainda que tipo de caminho ou estratégia pode ser melhor aplicada a fim de minimizar os riscos e fazer com que se consigam resultados satisfatórios.
O plano de negócios possibilita ainda descobrir se a empresa se trata de algo viável, tomando como base uma série de estratégias, nicho de mercado, operações ou gestão financeira.
É ele que irá guiar você por trilhas de sucesso, afinal, você conseguirá enxergar quais são os pontos fortes e fracos de sua ideia.
Isso permite que se chegue com maior segurança, podendo inclusive se antecipar quando perceber a possibilidade de erros, o que é um grande diferencial.
Veja então na lista a seguir, quais são os passos para elaborar um plano de negócios que irá contribuir com sua empresa.
- índice: deve conter de maneira resumida, todos os tópicos que seu plano irá abordar, a fim de guiar o leitor pelos conteúdos;
- análise de mercado: aqui será possível conhecer melhor o mercado, seus clientes, concorrência, fornecedores, investidores, etc., de modo a entender quais produtos ofertar, para resolver as dores de seu público com maior eficiência;
- plano de marketing: o plano de marketing é o próximo passo e deve conter os cinco P's - produto, preço, praça, promoção e pessoa, definindo estratégias que atendam todas estas partes;
- análise de custo x benefício: serve para que se consiga antecipar os resultados em quaisquer ações que a empresa esteja envolvida, a fim de minimizar os riscos;
- qualidade: esta etapa determina se os produtos ou serviços estão seguindo as normas e padrões de qualidade estabelecidos, a fim de se destacarem frente ao público, levando um diferencial a eles;
- plano operacional: neste momento do plano de negócios é que os processos produtivos são estabelecidos e organizados, determinando as tarefas de cada colaborador, para que se complete todo o ciclo;
- plano financeiro: aqui será preciso definir quanto será disponibilizado para o sustento até que se gere lucros, qual a estimativa de receita e despesa, verificação dos indicadores de viabilidade, etc.;
- análise dos fornecedores: aqui você deve verificar se existem opções de fornecedores que cumpram preço satisfatório, prazo ágil para entrega, pagamento facilitado, disponibilidade de atendimento e se existe ou não a necessidade de lote mínimo para a compra;
- revisão do plano de negócios: após desenvolver todo o conteúdo do plano, é o momento de fazer uma revisão completa a fim de identificar erros ou lacunas. Se possível, peça para outra pessoa realizar essa tarefa junto com você.
Conheça as alternativas que o Sebrae/SC oferece
A fim de contribuir ainda mais com seu conhecimento sobre a elaboração de um plano de negócios eficiente, o Sebrae/SC desenvolveu um ebook e uma série de cursos voltados para esse assunto.
Clicando neste link, você poderá fazer o download do material, se inscrever em nossos treinamentos e palestras, além de sanar suas dúvidas sobre o assunto.
Boa sorte em sua iniciativa!
Imagem: canva.com