Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
Invista na Gestão de Excelência e melhore a qualidade e produtividade de seu negócio. Saiba mais...

Gestão para excelência – qualidade e produtividade

PUBLICADO EM 27 de Maio de 2021

Se você, enquanto empreendedor de sucesso, visa melhorar a qualidade e produtividade de seu negócio, saiba que o caminho é investir na gestão de excelência.

E não importa qual seja o porte de sua corporação, este método permite verificar se ela está em um nível adequado de maturidade, se conta com boa organização, visando atingir a excelência.

Quer conhecer todos os fundamentos, assim como os fatores que determinam se a empresa segue padrões de qualidade?

Então continue a leitura deste conteúdo e descubra tudo o que deseja saber sobre a gestão para excelência!

Modelo de Excelência de Gestão – entenda o que é e como funciona

Um dos maiores desejos dos empreendedores é fazer com que seu negócio atinja um alto nível de qualidade em tudo o que faz e oferece, chegando à excelência.

E, ao contrário do que se acredita, isso é algo totalmente possível de se conseguir, graças ao uso de um modelo de gestão de excelência, desenvolvido pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

Para que isso aconteça, não é preciso que a empresa tenha um nível mundial. Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte também podem atingir essa meta, encaixando-se em um mesmo patamar que as demais.

Basta colocar em prática o MEG, um modelo extraordinário que qualquer corporação ou empreendedor individual pode seguir.

Assim, é possível defini-lo como um método que busca uma melhoria contínua, ou seja, um modelo sistêmico para que as empresas sejam bem gerenciadas.

Além disso, ele permite que todos tenham um aprendizado de maneira constante, ou seja, conseguem se manter sempre atualizados sobre os processos executados.

Isso acontece, pois ele permite que se faça uma série de questionamentos, estimulando a reflexão, obrigando os gestores a estarem com foco sempre nas mais novas possibilidades, mantendo-se atentos ao que acontece ao seu redor.

Por fim, o Modelo de Excelência de Gestão tem como principal intuito garantir que as organizações consigam respostas e resultados por meio de uma forma de gerenciamento mais bem elaborada e competitiva.

Fundamentos da MEG que todos devem conhecer antes de iniciar a aplicação

Você já conferiu o quão importante é o MEG para que seu negócio atinja o máximo em qualidade. 

No entanto, antes de realizar verdadeiramente a aplicação deste modelo em seu negócio, é preciso conhecer oito fundamentos da excelência. 

Veja mais sobre cada um deles na lista a seguir:

  • pensamento sistêmico: este indica que é preciso verificar e compreender quais os efeitos que as relações de interdependência causam nos mais variados componentes que fazem parte da corporação, assim como entre estes e o meio com o qual estão interagindo;
  • aprendizado sobre a empresa e busca por inovações: buscar novos níveis para a empresa e seus colaboradores, através da reflexão e do compartilhamento de ideias, a fim de promover ambientes que favoreçam a criatividade e promoção de ideias, para que lucros sejam obtidos;
  • liderança que transforma: os líderes devem atuar com ética, dando exemplos de comportamento e com total comprometimento com a excelência, procurando entender como está o cenário e qual efeito poderá causar na empresa;
  • compromisso com todos os envolvidos: fazer com que todos os envolvidos no processo tenham uma inter-relação, a curto e longo prazo, visando novas estratégias;
  • adaptabilidade: estar sempre pronto a realizar mudanças quando necessário, a fim de favorecer todos os envolvidos, seguindo novas demandas e alterações em contexto;
  • desenvolvimento sustentável: a empresa deve se preocupar com os impactos que suas decisões podem causar na sociedade e no meio ambiente, promovendo comportamentos que busquem uma melhoria na qualidade de vida para o momento atual e gerações futuras;
  • orientação por processos: a organização se trata de um conjunto de processos que precisam ser muito bem compreendidos e colocados em prática para que haja uma boa estrutura na empresa, tanto em âmbito organizacional, quanto de gestão e de trabalho;
  • geração de valor: deve-se visar resultados de excelência em níveis econômicos, sociais, ambientais e também para os processos capazes de potencializar cada um destes três itens, buscando sempre levar à satisfação e total qualidade aos envolvidos.

Quais as vantagens de usar o MEG?

Depois de conhecer todas estas informações sobre os fundamentos e o que é o MEG, é o momento de descobrir quais as vantagens que ele oferece às micro e pequenas empresas que o colocam em prática.

Veja quais são elas na lista a seguir:

  • faz com que a competitividade e sustentabilidade sejam estimuladas, buscando uma melhoria contínua e constante entrega de valor;
  • garante que a empresa passe a se tornar referência no nicho escolhido, afinal, seus resultados tendem a ser cada vez melhores;
  • faz com que haja uma promoção do aprendizado sobre a organização, aplicando boas práticas e eliminando aquelas negativas;
  • permite que a cultura de excelência seja incorporada na empresa, sendo uma das melhores ferramentas para se atingir as boas práticas em diversos âmbitos.

Conheça o Sebrae/SC

O Sebrae/SC tem o grande prazer de apresentar um completo e-book para você que deseja aprofundar seus conhecimentos na gestão para excelência, a fim de conseguir mais qualidade em seus processos.

Se quiser acessar esse importante conteúdo, clique aqui e faça o download gratuito do material!

E caso surja alguma dúvida, entre em contato com nossos atendentes através da Central de Atendimento!

 

Imagem: canva.com

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!