Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
cursos para empreendedores iniciantes - Conheça 10 cursos para empreendedores iniciantes que buscam o sucesso

Conheça 10 cursos para empreendedores iniciantes que buscam o sucesso

PUBLICADO EM 11 de dezembro de 2019

Por mais que algumas pessoas tenham um certo dom para os negócios, é fundamental estar sempre atualizado sobre o mercado. Não somente sobre o seu negócio, mas também sobre o comportamento empreendedor, ou seja, como se posicionar para obter sucesso. Afinal, estamos em plena era digital, na qual os cenários são cada vez mais dinâmicos e sujeitos a mudanças rápidas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 cursos para empreendedores iniciantes que querem começar com o pé direito, que vão desde a aquisição de comportamentos empreendedores até a gestão de pessoas e de finanças.

Se você também deseja se manter em dia com as atualizações e boas práticas do mercado,  veja nossas dicas e escolha a melhor opção para iniciar os estudos. Vamos lá?

10 cursos para empreendedores iniciantes oferecidos pelo Sebrae

1. OKR: Tome as melhores decisões para impulsionar o crescimento

Você já ouviu falar na metodologia OKR (Objectives and Key Results)? Pois bem, podemos resumir da seguinte forma: quando este conceito é devidamente aplicado em uma empresa, ele possibilita que o gestor consiga alinhar estratégias e melhorar a performance de seus resultados, por meio de uma gestão inovadora, utilizada pelas empresas mais modernas do mundo.

Independentemente do tamanho de sua organização, a metodologia OKR é ideal para empreendedores iniciantes que buscam o crescimento e o sucesso de seu negócio, com foco em métodos e práticas novas e inteligentes.

O curso online do Sebrae sobre o assunto é gratuito e dura apenas 30 minutos, durante os quais o especialista foca exclusivamente nos processos de OKR, desde a sua implementação até a análise dos resultados finais.

2. Como impulsionar o crescimento da sua empresa

Segundo uma pesquisa do Ipea, as empresas brasileiras crescem, em média, 15% ao ano. Será que os seus negócios se encaixam nessa estatística? Independentemente da resposta, sempre haverá espaço para expandir e algumas estratégias são fundamentais para isso.

Este webinar, que faz parte dos cursos para empreendedores iniciantes do Sebrae, mostra como crescer é possível mesmo com poucos recursos, investimentos limitados e mercados competitivos. Durante o conteúdo, você terá dicas e informações de diversos especialistas para planejar melhor o crescimento de seu negócio.

O curso tem duração de 2 horas, é online e gratuito, e ao final você receberá um certificado digital.

3. Administração de Pequenos Negócios

Se você quer adquirir conhecimentos básicos sobre como administrar seu pequeno negócio, esse curso é ideal. Nele, os participantes recebem ensinamentos sobre a gestão financeira e de marketing de um negócio.

Na parte de marketing, a capacitação ensina a estabelecer metas e objetivos empresariais, formar o preço do produto/serviço da empresa e elaborar as estratégias de atuação no mercado.Já na área financeira, o curso traz ensinamentos sobre como controlar pagamentos, recebimentos e a movimentação financeira em geral de uma empresa.

O curso é presencial e tem 14 horas de duração.

4.  Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores têm problemas com a gestão financeira de seu negócio. Isso porque lidar com números pode ser um grande desafio para quem vem de alguma área completamente diferente. Por isso, adicionamos essa capacitação entre os cursos para empreendedores iniciantes indicados e desenvolvidos pelo Sebrae de Santa Catarina.

O curso Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes foi elaborado em parceria com o CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda, e orienta empreendedores a descomplicar a gestão financeira e torná-la mais eficiente no dia a dia. Os participantes aprendem a importância de elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro, além de dicas para como evitar os erros mais comuns na gestão das finanças.

Isso tudo em apenas 25 minutos, online, gratuitamente.

5. Empretec

Dentre os cursos para empreendedores iniciantes o Empretec é o mais decisivo. Isso porque ele conta com uma metodologia desenvolvida pela ONU – Organização das Nações Unidas – para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae.

Na prática, o curso faz com que os participantes adquiram ou aprimorem características comportamentais empreendedoras que fazem toda a diferença no sucesso ou não de um negócio.

Trata-se de uma imersão presencial de 6 dias, nos quais todos os participantes são desafiados a participarem de atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como age um empreendedor de sucesso, com base em 10 características comportamentais. 

6. Como a gestão de pessoas impacta nas organizações

Você pode ter as melhores ideias do mundo e um projeto perfeito, porém, sozinho, dificilmente avançará para os próximos passos. Todo empreendedor precisa formar sua equipe e, muito mais do que isso, saber gerir as diferenças entre as pessoas que a compõem.

E é justamente isso que esse curso do Sebrae/SC oferece aos novos empreendedores, em formato de guia completo (E-book). Afinal, é papel fundamental do gestor conseguir lidar com perfis e personalidades tão diferentes, mas que precisam ter objetivos e metas alinhados. A gestão de pessoas é um processo contínuo e que requer conhecimentos e habilidades bem específicos. Por isso, este é um dos cursos para empreendedores iniciantes de maior importância, já que lidar com pessoas é parte fundamental de qualquer negócio.

Neste curso, você aprenderá tudo sobre o conceito de gestão de pessoas e quais os benefícios que práticas bem definidas podem trazer para dentro de uma organização. Além disso, conhecerá os riscos que uma empresa pode ter ao não trabalhar bem essa gestão, podendo inclusive, fechar as suas portas e interromper suas atividades.

7.  Como se tornar um Microempreendedor Individual

Iniciar um negócio como Microempreendedor Individual (MEI) é uma maneira de sentir o mercado aos poucos, para depois crescer e expandir. Neste curso são esclarecidos os conceitos, os critérios simplificados para a legalização e o tratamento tributário criados especialmente para quem quer se tornar um Microempreendedor Individual.

Você compreenderá o que é um MEI, as vantagens dessa categoria e saberá, ainda, quais são as atividades que entram nesse critério e também as que não se enquadram. Também terá informações a respeito dos impostos, da contratação de empregados e, até mesmo, da prestação de serviços com cessão de mão de obra.

O curso é online, gratuito, e tem duração de 2 horas, com certificado digital.

8. Aumentando suas Vendas com Criatividade

A cada dia o mercado está mais competitivo e cabe ao gestor buscar alternativas para se destacar e, consequentemente, faturar mais. O segredo para isso nem sempre está na quantidade de recursos disponíveis ou no tamanho de sua empresa, mas sim na criatividade do empreendedor.

O curso Aumentando Suas Vendas com Criatividade apresenta novas formas de vender, buscando expandir a participação da empresa no mercado, reforçando o valor da sua marca, encarando a concorrência e se destacando no cenário como uma opção diferente para o cliente. Tudo por meio de uma estratégia criativa e diferenciada.

A capacitação é gratuita e são apenas 45 minutos de aula online.

9. Plano de Negócio

Um dos cursos para empreendedores iniciantes é o Plano de Negócios, que ensina o participante a traçar um retrato fiel do mercado, produto e atitudes do empreendedor. O Sebrae fornece uma ferramenta para o preenchimento do plano e guia o empreendedor durante todo o processo.

Elaborar um plano de negócio faz com que você verifique se sua ideia é viável, reduzindo riscos e incertezas, e identificando pontos fortes e fracos do seu futuro empreendimento. Nele, você terá a oportunidade de descrever os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

A ferramenta é gratuita e cada pessoa pode levar o tempo necessário para seu preenchimento.

10. Gestão do Tempo

Um empreendedor precisa se envolver em inúmeras atividades, dentro e fora de sua empresa, e ainda conciliar sua vida pessoal com todos esses afazeres. Para apontar algumas maneiras de se realizar tudo isso sem prejudicar sua saúde física e mental, o Sebrae/SC desenvolveu o curso de Gestão do Tempo, em parceria com Evandro Mazuco, consultor e fundador da empresa de marketing Gerenciar o Tempo Agora.

A capacitação apresenta orientações para o empreendedor aprimorar sua produtividade, lidar com os desafios do dia a dia e conquistar mais tempo livre.

São 50 minutos de curso, divididos em quatro aulas online e gratuitas.

Mais cursos para empreendedores iniciantes e avançados

Os cursos acimas são apenas alguns dos indicados pelo Sebrae para que você inicie seu negócio. O Sebrae oferece outros inúmeros cursos para empreendedores iniciantes e para quem já tem o seu negócio há algum tempo, tanto presenciais quanto online. Para escolher um que se adeque às suas necessidades, basta acessar nosso Portal de Atendimento e descobrir muitos outros conteúdos e materiais.

Acompanhe nossas publicações e saiba mais sobre habilidades e capacitações necessárias para empreendedores.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!