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Blog do Sebrae/SC

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Com foco na produção de vídeos curtos e com autenticidade, o Tik Tok pode ser uma das melhores ferramentas para promoção de sua marca.

Invista no Tik Tok para sua empresa

PUBLICADO EM 13 de Abril de 2021

Com foco na produção de vídeos curtos e com autenticidade, o Tik Tok pode ser uma das melhores ferramentas para promoção de sua marca.

E isso é possível devido ao grande sucesso que o aplicativo tem obtido desde 2019 em vários países do mundo, estando na lista dos apps mais baixados para Android e IOS.

Um dos principais fatores que levam diversas empresas a investir neste sistema, é que sua taxa de conversão para tráfego orgânico é alta, afinal, são poucos os que utilizam essa ferramenta para propaganda.

Quer saber mais sobre o que é o Tik Tok e como ele pode ser usado em modo geral ou para divulgação de sua marca?

Então continue a leitura!

O que é o Tik Tok?

Bem, como já mencionado, o Tik Tok é um aplicativo para rede social desenvolvido pela China, com foco em vídeos curtos, autênticos e, em muitos casos, cômicos.

No entanto, apesar de a maioria dos usuários ainda serem crianças e adolescentes, muitos adultos já vêm investindo em produções para essa rede, a fim de atingir uma outra gama da população.

E não são apenas os vídeos divertidos que prevalecem neste sistema. Os conteúdos mais sérios, voltados para o desenvolvimento e promoção de um negócio também estão começando a surgir por lá.

Assim, caso você queira alcançar seu público-alvo nesta plataforma, vale a pena investir, mesmo que em conteúdos mais simples, porém que geram um bom tráfego e volume de visualizações.

Como o Tik Tok pode ser utilizado?

Diversas empresas em diferentes locais do mundo já compreenderam a importância que o Tik Tok pode ter para atingir um público, mesmo que de maneira indireta.

E isso tem feito com que elas se apropriem das mais variadas técnicas para conseguir o devido destaque dentre os usuários do app.

Por ter como principal intuito a produção de vídeos curtos, o ideal é que se desenvolvam conteúdos com cerca de 60 segundos, a fim de oferecer uma propaganda ou demonstração rápida do que se deseja promover.

Agora, vale apostar nos temas descontraídos, caso queira, afinal, o principal público é composto por adolescentes.

Assim, produzir materiais que possam cair no gosto desta parcela da população é a chave para conseguir maior tráfego por meio do app.

E não se engane, afinal, muitos adultos conseguem ter acesso a tudo o que se promove por lá, graças às visualizações que seus filhos realizam todos os dias.

Agora, quanto ao uso propriamente dito, é preciso que primeiro você faça o download do app em sua loja de aplicativos.

Depois disso você poderá explorá-lo, de modo a descobrir o que outras empresas ou até mesmo influenciadores digitais estão publicando.

Com isso, será possível ter uma base para começar a produzir seus próprios conteúdos, seguindo o padrão estipulado pela plataforma.

Usando o Tik Tok para produzir conteúdos e divulgar sua marca

Antes de começar a produzir os conteúdos de sua empresa que serão publicados no Tik Tok, é preciso ter em mente que esta rede é totalmente diferente do que se vê em postagens para Facebook, Instagram, etc.

Assim, explorar ao máximo os conteúdos autênticos, desenvolvidos de maneira mais leve e descontraída, pode permitir alcançar um bom volume de acessos.

Outro ponto é que, em geral, os vídeos muito rebuscados e que contam com um alto índice de edição tendem a não fazer tanto sucesso quanto aqueles mais naturais.

Com isso, procure maneiras divertidas para lançar seus produtos ou transmitir informações ao seu público-alvo.

Vale salientar ainda que, como já mencionado, esta é uma rede em que a maioria dos usuários possuem menos de 20 anos.

Portanto, aposte em uma linguagem mais informal e deixe de lado um pouco da sofisticação.

Algumas outras opções de posts que você pode incorporar em sua estratégia de modo a conseguir maiores índices no Tik Tok são:

  • anúncios pagos inseridos no feed: tratam-se de vídeos que possuem entre 9 e 15 segundos, podendo ser “puláveis”, funcionando da mesma forma que o tráfego orgânico. O importante aqui é captar a atenção do usuário, para se obter mais cliques;
  • tomada de marca: é muito comum entre empresas e influenciadores digitais, que pagam para tomar um determinado perfil e publicar seu conteúdo, visando atingir seu público. E você pode postar qualquer coisa que desejar, inclusive links direcionais para suas landing pages. Quando se opta por esse tipo de post pago, se torna mais fácil conferir sua taxa de impressão e contagem de cliques realizados.
  • tomadas de hashtag: funciona de maneira semelhante à anterior. Porém aqui você pode criar qualquer hashtag que queira. Através das marcações próprias, você consegue desenvolver desafios e conteúdos, com as identificações que projetou. Essa prática é muito utilizada por diversos influenciadores digitais.

Aposte em engajamento dos conteúdos

Tenha em mente ainda que, nos dias de hoje, contar o volume de curtidas não é mais um termômetro para saber se o conteúdo está caindo nas graças do povo.

Assim, é muito importante que você procure atingir essa meta, encorajando seu público a responder suas publicações, permitindo que haja uma interação entre ambos.

E uma maneira bastante interessante para conseguir isso é propor desafios, em que seu público poderá participar enviando vídeos autorais.

Assim, procure conhecer bem o seu público-alvo e desenvolver um desafio que o agrade e que faça com que ele tenha vontade de participar.

A empresa de fast food Chipotle Mexican Grill entrou na onda e desenvolveu o GuacDanceChallenge, que visava comemorar o Dia Nacional do Abacate.

Este desafio publicado foi grande sucesso na rede e fez com que a empresa recebesse cerca de 250 mil vídeos em seis dias de campanha. Caso queira conhecer mais sobre a ação, clique aqui.

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Imagem: canva.com

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