Planejamento estratégico: dicas para construir o seu
Nos dias atuais, é muito importante contar com a contribuição das micro e pequenas empresas do país.
E isso se deve ao fato de que elas são capazes de gerar empregos, aumentar o volume de produção e também do recolhimento tributário.
No entanto, elas sofrem constantemente com o grande problema de falência, sendo que esse quadro se agravou ainda mais com a pandemia do coronavírus.
Mas a verdade é que, com um planejamento bem definido, uma micro ou pequena empresa pode sobreviver inclusive em tempos de crise.
Quer entender melhor como desenvolver esse planejamento estratégico, de modo a garantir que seu negócio se mantenha ativo no mercado?
Então continue a leitura!
Por que desenvolver um plano estratégico para meu negócio?
O planejamento estratégico é fundamental para que as micro e pequenas empresas consigam ter uma boa saúde, permanecendo ativas em um mercado extremamente competitivo.
Segundo dados fornecidos pelo Sebrae, aproximadamente 600 mil empresas decretam falência a cada ano, o que corresponde a uma média de 10% dos negócios registrados no país.
E como já mencionado, a pandemia trouxe ainda mais dificuldade, fazendo com que esse número crescesse.
No entanto, uma boa parte das empresas que fecharam em 2020 não tiveram seu fim relacionado diretamente com a crise, mas sim com a falta de planejamento.
E alguns motivos podem ser cruciais para que os gestores deixem de desenvolver seu plano, como:
- recursos financeiros obtidos de maneira limitada;
- maior preocupação e ocupação dos gestores com questões operacionais, acabando por deixar de lado, o necessário para o crescimento do negócio;
- não conhecer as técnicas ou ferramentas necessárias para criar o plano estratégico.
Mas como mudar essa situação?
Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu falar bastante sobre o planejamento estratégico.
É por meio dele que você conseguirá as ferramentas necessárias para que seu negócio atinja o sucesso no nicho escolhido.
Assim, nos próximos tópicos você confere um passo a passo para criar um documento eficiente e permitir que as ações, recursos e caminhos sejam bem direcionados.
Faça um diagnóstico
O primeiro passo para um planejamento estratégico de sucesso é obter todas as informações capazes de suprir tudo o que o documento precisa.
Nesse momento será possível descobrir quais são os pontos fortes e fracos da empresa e como está o cenário do mercado atual.
É muito importante ouvir, não somente seus funcionários, mas também os fornecedores, clientes e quaisquer outras pessoas envolvidas, de modo a conseguir o necessário para se obter destaque.
Missão, visão e valores da empresa
Nesse passo você mostrará a todos como sua empresa irá funcionar, deixando claro que tipo de serviço irá prestar ou quais produtos irá produzir.
É nesta etapa do planejamento que se define também quais serão os objetivos e perspectivas de sua organização.
Estabeleça metas e use indicadores
Definir as metas da empresa também é fundamental e é neste terceiro passo que isso acontece, deixando o documento cada vez mais completo.
Nesta etapa se consegue avaliar indicadores que poderão monitorar suas metas, se tratando de importantes ferramentas para o crescimento do negócio.
Alguns dos indicadores que poderão ser utilizados são:
- lucratividade: permite verificar se os resultados estão sendo satisfatórios e se a empresa precisa mudar sua forma de gastar para que o dinheiro sobre;
- valor do ticket médio: esse possibilita verificar o desempenho do setor de vendas e promover ações capazes de melhorar o sistema em algum ponto ou então ter os resultados otimizados;
- nível de serviço de entregas: este permite descobrir como anda seu processo de entrega dos produtos através do rastreamento dos meios de transporte, verificando ainda como está o cumprimento dos prazos por parte de seus fornecedores, que se responsabilizam por garantir os suprimentos necessários para o bom andamento de sua produção.
Projetos e processos
Neste ponto é preciso criar planos que tenham coerência com tudo o que já foi projetado anteriormente, caso contrário os esforços anteriores poderão ter sido empregados em vão.
Ao definir os projetos e processos, você cria ações que viabilizem a conquista dos objetivos estratégicos traçados.
Aqui será preciso definir de maneira detalhada quais ações serão executadas, as datas previstas para implementação e quais colaboradores ficarão responsáveis por cada uma delas.
É importante também determinar qual a ordem de prioridade em que cada etapa do processo deverá ser cumprida.
Controle e gestão
O fato de colocar em prática as ações determinadas pelo planejamento estratégico não significa que ele já está concluído.
E isso acontece, pois este processo é cíclico, ou seja, não acaba quando se atinge esta etapa.
Assim, realizar reuniões periódicas para controlar e avaliar todo o processo e planejamento pode ser uma ótima alternativa para se redefinir o plano, caso seja necessário.
Agora, com relação à frequência em que você deve projetar seu planejamento estratégico, saiba que não existe uma regra que define esse fator.
É possível que o plano seja feito uma vez ao ano, a cada dois anos ou então a cada semestre.
O que vai determinar esse período é o porte de seu negócio e os resultados que está obtendo com as estratégias utilizadas até o momento da análise.
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Nele, você conhecerá diversos outros dados sobre este conteúdo, de modo a permitir que sua empresa consiga ainda mais destaque no mercado.
Imagem: rawpixel.com