Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
design sem design1 - O que aprendemos com 2020?

O que aprendemos com 2020?

PUBLICADO EM 17 de Fevereiro de 2021

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças em diversas áreas para todo o mundo, e no ramo dos negócios a situação não foi diferente.

O aumento na incidência de trabalho em home office, o isolamento/distanciamento social, o surgimento de novas tecnologias e uma mudança no comportamento dos consumidores fez com que muitos empreendedores precisassem se reinventar.

Então, passar por essas adaptações pode ser fundamental para que se consiga resultados mais positivos no ramo dos negócios.

E para ajudar o seu negócio, criamos este post.

Continue conosco e saiba mais sobre quais foram os aprendizados que este último ano trouxe para os empreendedores.

Confira!

Aprendizados do ano para os negócios

Em geral, os desafios fazem com que consigamos nos aperfeiçoar em diversos sentidos e a pandemia nos trouxe essa realidade em 2020.

E muitos aprendizados obtidos puderam servir de base para empregar mudanças, não apenas durante esse período, mas para melhorias a longo prazo.

Veja algumas delas nos próximos tópicos.

Oferecer outros canais para vendas

Quem já apostava em formas de vendas alternativas, ou seja, que englobasse outros meios diferentes dos presenciais, teve um ponto a mais durante a crise.

No entanto, poder contar com uma plataforma para fornecimento dos produtos ou serviços, assim como meios de realizar entregas dos mesmos possibilitou que diversos empreendedores continuassem operando durante o lockdown.

Maior contato com os fornecedores

Saber renegociar prazos e custos tem sido algo muito importante nos dias de hoje, afinal, pode faltar dinheiro em caixa, mas suas obrigações financeiras enquanto empreendedor continuam.

Assim, empreendedores bem relacionados e com boa credibilidade frente aos fornecedores ou senhorios, tiveram uma chance maior de conseguir novas oportunidades e ter um tempo para se reorganizar.

Saber de forma atualizada como estão os números da empresa

Apesar de ser fundamental, muitos empreendedores não dão atenção a esse quesito, e acabam deixando-o em segundo plano.

No entanto, se algo serviu de aprendizado, foi ter um melhor controle dos números, de modo a saber quais adaptações poderiam ser feitas em relação ao novo cenário.

Portanto, busque formas de organizar melhor os seus dados para que em 2021 você esteja no controle e consiga evitar possíveis problemas.

Se você é MEI, saiba como fazer um fluxo de caixa preciso aqui!

Aprimorar os meios de comunicação com os clientes

Outra grande lição aprendida por muitos durante a pandemia, foi produzir conteúdos de marketing para publicação em redes sociais, de modo a fazer com que os clientes tomassem conhecimento do funcionamento da empresa através das mídias sociais.

Portanto, utilizar bem o Facebook, Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas trouxe novas possibilidades aos negócios.

Invista em utilizar esses recursos para aumentar as suas vendas!

Manter uma reserva financeira

Mesmo que a crise tenha vindo sem nenhum tipo de anúncio, muitos empreendedores tradicionais e organizados conseguiram continuar suas atividades devido ao fato de terem acumulado certa reserva financeira anteriormente ao lockdown.

E agora que as atividades estão se normalizando, apostar no desenvolvimento de um bom planejamento de gastos e receitas pode fazer com que o seu negócio atinja esse mesmo objetivo.

Manter o nome limpo

A grande maioria dos empreendedores sabem da importância de ter seu nome limpo para conseguir crédito frente às instituições financeiras.

Assim, quem conseguiu manter essa meta, teve acesso à empréstimos de modo a continuar investindo em seus negócios, mesmo no decorrer da crise.

Desenvolvimento de parcerias

Por fim, outra lição que se pôde aprender em 2020 foi que muitos desafios podem ser superados quando se age em comunhão e que, neste caso, estabelecer parcerias é algo fundamental.

Assim, é importante aproveitar que muitos se uniram durante o ano que passou, de modo a se fortalecerem e prezarem pelo bem de todos, para que esse aprendizado continue sendo posto em prática nos tempos futuros.

Principais adaptações e desafios enfrentados

Bem, diversos fatores serviram como um aprendizado nesse ano que passou para que se pudesse lidar com a crise e também para que fosse possível continuar com as atividades.

No entanto, diversas adaptações e verdadeiros desafios precisaram ser incorporados ou superados, de modo a permitir que os empreendedores não sofressem com a crise econômica.

Veja na lista a seguir, quais foram as principais adaptações empregadas em diversos negócios, as quais se converteram em um verdadeiro desafio para muitos:

  • reduzir os gastos internos: é uma medida que beneficiou diversos negócios, principalmente aqueles de pequeno porte, permitindo que sobrevivessem à crise;
  • usar a internet para continuar suas vendas: como já citado, apostar na opção de delivery ou compra através de app e retirada no local foi uma medida desafiadora que diversos negócios implantaram para se manterem ativos;
  • empregar medidas de segurança nos estabelecimentos: o distanciamento social fez ainda com que fosse preciso se readaptar para atender de forma presencial. Para isso, foi implantada a obrigatoriedade no uso de máscaras e higienização das mãos, assim como o atendimento em capacidade reduzida, para que haja uma distância segura para todos. Conheça os protocolos de retomada que o Sebrae preparou para sua empresa.

Conheça nossos materiais

Para que você consiga aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em relação a esse assunto, nós do Sebrae/SC desenvolvemos diversos materiais que podem contribuir ainda mais!

Clique nos links a seguir e conheça nossos eBooks e podcasts relacionados aos aprendizados obtidos durante o ano de 2020.

E-book: Perspectivas para um novo ano marcado pelo legado da Covid-19

Podcast: Economia regenerativa é tendência no pós-pandemia

Podcast: A inovação no pós-pandemia passa pelo capital humano

Acesse também alguns estudos de mercado relacionados ao tema da Covid-19!

Conheça todos esses materiais e saiba o que fazer para se reinventar nesse novo ano!

 

Imagem: Canva

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!